InícioDISTRITO FEDERALEdição especial do Programa Conhecendo a Justiça recebe filhos de magistrados e...

Edição especial do Programa Conhecendo a Justiça recebe filhos de magistrados e servidores

Nesta sexta-feira, 17/10 aconteceu no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a edição especial do Programa  Conhecendo a Justiça do DF.  Na ocasião,  foram recebidos mais de 150 participantes, filhos de servidores(as) e magistrados(as) desta Casa.  

 O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior; o 1º vice-presidente, desembargador Roberval Belinati, e a diretora da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT), desembargadora Gislene Pinheiro, recepcionaram as famílias no Pleno do Palácio da Justiça. Um avatar do presidente, desenvolvido com inteligência artificial pela equipe de tecnologia do tribunal, deu as boas-vindas às crianças e adolescentes curiosos e cheios de energia que vieram conhecer um pouco mais de perto o lugar onde seus pais e mães trabalham.

“Estamos felizes em comemorar este dia com aprendizados, descobertas e convivência. Esperamos que este dia seja enriquecedor e esclarecedor e que desperte, em cada um de vocês, o interesse de conhecer mais. Que vocês saiam daqui levando boas lembranças, novas ideias e quem sabe, o desejo de um dia também servir à Justiça”, disse o presidente. 

Desa. Gislene PinheiroA diretora da EjuDFT, desembargadora Gislene Pinheiro, destacou que o programa foi criado para aproximar o Judiciário da sociedade, especialmente dos jovens, ajudando na formação cidadã, de forma leve e divertida. “Ao abrir as portas para nossas famílias, estamos escrevendo um capítulo no qual pais e mães que trabalham aqui poderão interagir e mostrar como contribuem para a missão desta Casa da Justiça. A Justiça é feita por pessoas e para pessoas e cada um tem um papel importantíssimo na construção da prestação jurisdicional. Crianças, é importante que vocês saibam a importante dos seus pais e mães aqui no Tribunal”, destacou a magistrada.  

De maneira informal, os visitantes puderam ter um bate-papo com o presidente e o 1º vice-presidente, fizeram perguntas sobre o dia a dia dos juízes, a  dificuldade de julgar e como se preparar para a carreira. Perguntas inteligentes e curiosas como “O que acontece se alguém mentir aqui?” ou “E se o juiz errar? O que acontece?”, deixaram o momento de interação muito interessante e divertido 

Os magistrados responderam aos questionamentos de maneira simples e objetiva. O desembargador Roberval Belinati exaltou que a juventude de hoje é o servidor de amanhã.  “Somos uma família judiciária formada por 400 juízes, 48 desembargadores e mais de 10 mil servidores, estagiários e prestadores de serviços, que trabalham em uma mesma missão. Esperamos despertar em vocês a vontade de nos acompanharem”,  afirmou. Ele aproveitou para reforçar a importância dos estudos, do aproveitamento de oportunidades, da busca pela vocação e da dedicação para a realização dos sonhos.  

mágico tio AndréApós a cerimônia de abertura, todos se divertiram com as mágicas do Tio André, artista conhecido na cidade e desfrutaram ainda, de um  lanche oferecido pela Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus).  As famílias seguiram conhecendo vários espaços do TJDFT, como o Laboratório de Inovação do TJDFT Aurora e o Memorial – Espaço Desembargadora Lila Duarte Pimenta. 

A última atividade do dia foi a simulação de uma audiência, realizada no Sala de Sessões Plenárias  e comandada pela juíza Maryanne Abreu, da 3ª Vara Cível da Ceilândia, onde os jovens puderam experimentar e vivenciar as funções de cada ente envolvido no processo de julgamento.  

Com o certificado de participação em mãos e muitos sorrisos, o momento foi registrado como uma bonita lembrança que homenageou o Dia das Crianças e o Dia do Servidor Público, como parte do processo de valorização dos profissionais da Casa.  

O evento foi prestigiado pelos juízes auxiliares da presidência, Francisco Oliveira e Eduardo Rosas, gestores e servidores.  

 Experiência inovadoraLui, Flávio e Lana

Lui, de 15 anos, filho do servidor Flávio Henrique de Oliveira, lotado na Vara da Infância e da Juventude, falou que pela primeira vez teve a oportunidade de visitar o tribunal  e achou incrível toda a  estrutura e poder escutar o presidente e o 1º vice-presidente tão de perto.  

Por dentro da Justiça 

todos os participantes

O papel do Conhecendo a Justiça do DF é ajudar na construção de uma sociedade que percebe o valor da cidadania e de como as decisões tomadas aqui impactam na vida das pessoas e contribuem para uma vida mais justa. A iniciativa  é coordenada pela Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF.

 

Fotos: SECOM e Lucas Rodrigues

 Acesse aqui mais informações sobre o programa Conhecendo a Justiça do DF. 

Acesse o álbum de fotos do evento no Flickr  

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA