O Governo do Distrito Federal deu mais um passo para ampliar o acesso à moradia para famílias de baixa renda. A Câmara Legislativa aprovou, na última terça-feira (12), um crédito suplementar de R$ 30 milhões, que será destinado ao programa Morar DF, conhecido popularmente como Cheque Moradia. A proposta seguirá agora para sanção do governador Ibaneis Rocha.
O programa concede um subsídio de R$ 15 mil para ajudar na entrada do financiamento de imóveis, tornando a compra da casa própria mais acessível para quem não teria condições de arcar com esse valor. Até o momento, 4.190 famílias receberam o benefício, atingindo mais de 13 mil pessoas no Distrito Federal.
O auxílio é voltado para famílias com renda de até cinco salários mínimos e é repassado diretamente às construtoras após a aprovação do cadastro na Codhab. “Essa ação reforça nosso compromisso com políticas habitacionais que realmente transformam vidas. Com os novos recursos, estimamos atender mais de 2 mil famílias, impactando cerca de 8 mil pessoas”, destacou Marcelo Fagundes, diretor-presidente da Codhab.
A iniciativa é considerada uma das principais ferramentas do governo local para reduzir o déficit habitacional e ampliar o acesso à moradia digna, oferecendo suporte financeiro e garantindo mais segurança e agilidade no processo de aquisição de imóveis.