O Distrito Federal está mais iluminado e moderno. A CEB IPes alcançou a marca de 258,9 mil luminárias de LED instaladas, o que representa 80% do total de 320 mil pontos de luz da capital. A meta é substituir completamente todas as luminárias antigas, com menos de 65 mil unidades restantes para concluir o projeto.
O ritmo de modernização é acelerado. Só em 2025, foram instaladas 108 mil novas luminárias em todas as regiões administrativas. O Plano Piloto lidera o volume de substituições, com 16 mil unidades, seguido por Ceilândia (15 mil), Taguatinga (8,7 mil), Planaltina (8,5 mil) e Gama (7,6 mil). O alto número de instalações reflete tanto a necessidade de manutenção quanto a frequência de furtos de cabos e equipamentos.
Segundo Edison Garcia, presidente da CEB IPes, o impacto da modernização vai muito além da iluminação. “Não se trata apenas de trocar lâmpadas. A população terá ruas mais seguras, claras e com menor consumo de energia. Esse é um compromisso do governo com a qualidade de vida de todos”, afirma.
Tecnologia que transforma
A substituição para LED traz benefícios imediatos: iluminação uniforme, maior durabilidade, redução de custos de manutenção e impacto positivo na segurança. Áreas de grande circulação de pessoas e veículos, assim como regiões mais vulneráveis, são beneficiadas com a claridade proporcionada pelas novas luminárias.
O diretor de Modernização da CEB IPes, Mauro Landim, detalha que cada projeto é planejado com base em critérios técnicos e estratégicos. “Analisamos o tipo de luminária mais adequado, o fluxo de pedestres e veículos e o histórico de falhas ou furtos. O objetivo é entregar um sistema eficiente, durável e que atenda às necessidades da população”, explica.
As equipes operacionais da CEB trabalham 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados, para acelerar o processo e responder rapidamente às demandas da população. Quando a modernização estiver concluída, todo o Distrito Federal contará com iluminação pública em LED, promovendo mais segurança, eficiência energética e conforto visual para moradores e visitantes.