InícioDISTRITO FEDERALDetran-DF mobiliza milhares de pessoas em ações educativas pelo trânsito

Detran-DF mobiliza milhares de pessoas em ações educativas pelo trânsito

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu, entre sexta-feira (29) e domingo (31), uma série de atividades educativas em diferentes regiões administrativas. Ao todo, cerca de 3,2 mil pessoas participaram das ações, que incluíram blitze, palestras, oficinas e apresentações culturais.

As atividades contemplaram públicos diversos: motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, crianças e frequentadores de bares. O objetivo foi reforçar a importância da segurança viária e reduzir comportamentos de risco no trânsito.

Na sexta-feira (29), Sobradinho recebeu a blitz Faixa de Pedestre, com orientação a 150 condutores sobre respeito à travessia, uso do celular ao volante e os riscos da combinação de álcool e direção. Ainda no mesmo dia, o programa Café na Faixa, em Taguatinga, reuniu 60 pessoas para debater segurança na travessia. Já em Sobradinho e Sobradinho II, o projeto Entregadores de App orientou 50 motociclistas e ciclistas.

Também na sexta-feira, o Colégio Crescer, em Ceilândia, recebeu apresentações teatrais para 255 crianças de 2 e 3 anos. Em Vicente Pires, o projeto Rolê Consciente sensibilizou 500 frequentadores de bares sobre álcool e direção. No Paranoá, o programa Coletivo Responsável reuniu 70 motoristas de ônibus em palestras.

O sábado (30) foi marcado por ações esportivas e comunitárias. No Cruzeiro, o Campeonato de Futevôlei Vibe contou com a participação de 380 pessoas em atividades educativas com teatro e performances artísticas. Em Planaltina, o Dia do Cooperar reuniu 150 moradores para falar sobre manutenção de pneus e comportamento seguro. Já em Ceilândia, a Caravana de Proteção Animal atraiu mil pessoas com orientações sobre transporte de pets.

No Gama, a iniciativa ocorreu dentro do shopping da cidade e reuniu cerca de 220 pessoas. Quem passava pelo local pôde acompanhar palestras rápidas e apresentações artísticas que reforçaram mensagens de segurança no trânsito.

A programação terminou no domingo (31). No Riacho Fundo, o Detran nos Parques sensibilizou 180 pessoas. No Guará II, a Rua do Lazer mobilizou 200 moradores em atividades educativas e culturais.

Para a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Maria Moreira, a multiplicidade de projetos é essencial para ampliar o alcance da mensagem.”Precisamos falar de trânsito de forma constante, em diferentes espaços e linguagens. Só assim conseguimos mudar comportamentos e proteger vidas”, afirmou.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA