InícioDISTRITO FEDERALDeputado Fábio Félix acusa GDF de violência institucional por propaganda

Deputado Fábio Félix acusa GDF de violência institucional por propaganda

O deputado distrital Fábio Felix  (PSOL-DF), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal, protocolou notitia criminis contra o Distrito Federal, na Promotoria de Justiça do Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em decorrência de uma campanha publicitária recentemente veiculada.

A referida peça publicitária é ilustrada por uma fotomontagem, na qual na metade inferior da imagem, há um homem negro, com um corte de cabelo blackpower, e na metade superior, há galhos incinerados que se ajustam ao penteado do homem.

Fábio afirma que o GDF promoveu racismo porque “Como é sabido, a representação do cabelo blackpower é um símbolo de luta para a população negra do Brasil, e usar imagens de “galhos incinerados” sobre o cabelo representado na publicidade institucional do GDF foi percebido como uma grave violência institucional contra a população negra”.

Todavia, a campanha não foi realizada pelo GDF, mas por uma agência de publicidade. Além disso, o objetivo foi chamar a atenção da população para a violência que atinge não só o meio ambiente, como a população negra.

Ao contrário do alegado pelo deputado, o GDF tem adotado diversas medidas de enfrentamento ao racismo, inclusive aprovando leis, tais como a lei que criou o Programa Distrital de Combate ao Racismo Religioso, de autoria do próprio deputado distrital Fábio Félix!

Fábio Felix claramente não entendeu a campanha publicitária e gratuitamente atacou um governo que diversas vezes já trabalhou com ele próprio no enfrentamento ao racismo.

 

 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA