
Uma comitiva do governo do Ceará esteve nesta semana no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Diversidade, na Asa Sul. O objetivo da visita técnica foi colher informações para a instalação de um equipamento parecido em Juazeiro do Norte, a terceira cidade mais populosa do estado, com cerca de 280 mil habitantes.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte, Sandoval Barreto, há um projeto de lei avançado para a implementação do serviço. “Viemos aprender com a experiência e os estudos de caso dos profissionais daqui do Distrito Federal”, explica.
“Viemos aprender com a experiência e os estudos de caso dos profissionais daqui do Distrito Federal”Sandoval Barreto, secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte (CE)
Apoio técnico
Para a coordenadora da Proteção Social Especial do Ceará, Mônica Goldim, mais que focar em Juazeiro do Norte, a ideia é tentar levar um equipamento desse tipo para outras localidades. “A ideia é que o Ceará possa avançar com esse apoio técnico dado pelo GDF”, projeta a gestora.
Durante as atividades em conjunto, a equipe brasiliense pôde apresentar alguns casos sem expor as pessoas envolvidas, demonstrar métodos de atuação, explicar fluxos das demandas e relatar o trabalho do Serviço Especializado de Abordagem Social, peça fundamental no atendimento à população em situação de rua.
“O trabalho realizado pelo Diversidade é muito específico e extremamente técnico, pois lida com públicos direcionados e que carecem de atenção diferenciada”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.
“O trabalho realizado pelo Diversidade é muito específico e extremamente técnico, pois lida com públicos direcionados e que carecem de atenção diferenciada”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social
Entenda o Creas da Diversidade
O Creas é dividido em unidades públicas de assistência social que atendem as pessoas em situações de violência ou de violação de direitos. O Creas da Diversidade (SGAS 614/615 Lote 104, Asa Sul) é equipamento voltado especificamente a atender situações de discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religiosidade.
* Com informações da Sedes