Na sua conta do Instagram, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), divulgou um vídeo no qual revela a existência de um acordo no Congresso Nacional para assegurar a nomeação de 1,2 mil policiais militares e 800 policiais civis do Distrito Federal na Lei Orçamentária Anual de 2024.
Juntamente com uma comitiva do DF, composta por Celina, pelo secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior, pelo delegado-geral da Polícia Civil do DF, José Werick, e pelo deputado distrital Hermeto (MDB), ela visitou a Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (8/5) para negociar os ajustes no orçamento federal e garantir as nomeações nas forças de segurança.
“Estive na Câmara dos Deputados para dialogar com o presidente do CMO (Comissão Mista de Orçamento) e o relator de um PLN que irá possibilitar a autorização orçamentária para contratar nossos policiais militares e policiais civis”, afirmou Celina Leão.
Ela enfatizou que não encontrou objeções por parte dos deputados ao pedido feito. “Conseguimos, de fato, tornar realidade as contratações, por determinação do governador Ibaneis”, declarou Celina.
“A Secretaria de Economia, a pedido do governador Ibaneis, está concentrando esforços na nomeação de 1,2 mil policiais militares e 800 policiais civis para fortalecer a segurança no Distrito Federal”, destacou Ney Ferraz Júnior.
Para aumentar o efetivo, a nomeação dos novos policiais no DF necessita de autorização do Congresso Nacional, uma vez que as forças de segurança são financiadas com verbas federais, provenientes do Fundo Constitucional do DF.
Segundo o GDF, há recursos suficientes para cobrir as despesas com os novos servidores da segurança pública, não sendo necessária uma alocação adicional de verbas por parte da União.
A proposta de incluir as novas nomeações no orçamento foi aprovada pela CMO nesta quarta-feira (8/5), juntamente com as modificações na LOA para auxiliar o Rio Grande do Sul, que foi duramente afetado por fortes chuvas.
Celina Leão comemorou mais essa conquista que beneficiará a população brasiliense e ressaltou que o compromisso do GDF com o Distrito Federal é constante.