InícioDISTRITO FEDERALCaminho mais acessível ao Morro da Cruz, em São Sebastião

Caminho mais acessível ao Morro da Cruz, em São Sebastião


Vinte caminhões despejaram cerca de 200 toneladas de brita na rua, melhorando as condições no tráfego | Foto: Divulgação/GDF Presente

Os moradores da Chácara 7 do bairro Morro da Cruz, na região administrativa de São Sebastião, agora têm mais conforto e segurança no acesso ao endereço. Por meio do Polo Leste, nesta semana servidores do GDF Presente colocaram 20 caminhões de brita reciclada para melhorar a condição da rua que leva ao local, além de executar os trabalhos de nivelamento e compactação do solo.

A brita usada no processo é produto de restos de material de construção. Os 20 caminhões despejaram cerca de 200 toneladas de brita na rua, de modo a melhorar as condições de tráfego.

Com as chuvas dos últimos dias, o escoamento da água danificou a qualidade da via, que tem cerca 600 metros de extensão. Diante da situação, a comunidade local se juntou para comprar o material.

Vigilante e morador da Chácara 7, Demétrius Batista, de 47 anos, contou ter solicitado ajuda à administração regional, anos atrás, e não foi atendido. “Neste ano, e com essa gestão, conseguimos fechar a ação conjunta: fornecemos o material e eles [AR São Sebastião], a máquina e os trabalhadores”, comemora.

Parceria

Administrador de São Sebastião, Alan Valim reafirmou que o compromisso do Governo do Distrito Federal é agir em parceria com a comunidade e priorizar o atendimento das demandas. “Não tínhamos a disponibilidade de material, porém poderíamos entrar com a execução do serviço”, destaca Allan, para quem a qualidade da brita reciclada garante mais durabilidade ao trabalho e ainda permite que o solo absorva a água da chuva – diferentemente do asfalto, que é impermeável.

Segundo o diretor de Obras da administração regional, Douglas Santiago, era péssimo o estado de conservação da rua. “O solo da área é propício para atoleiro e lama no período chuvoso. Mas com a brita vai melhor muito, porque o material impede essa formação. Quando finalizamos o trabalho, ele se assemelha à capa asfáltica”, esclareceu Douglas.

A brita usada no processo é produto de restos de material de construção | Foto: Divulgação/GDF Presente

Águas Pluviais

Os trabalhos de prevenção aos impactos da chuva incluem limpeza, desobstrução e manutenção de mais de 70% das bocas de lobo na cidade. Aquelas que apresentavam algum sinal de danificação foram reformadas. A administração regional já retirou dos bueiros mais de 60 toneladas de lixo desde segunda-feira (9), em trabalho afinado com o GDF Presente.

Na avaliação de Alan Vallin, a colaboração da população é fundamental para que alagamentos sejam evitados. “Costumo falar que é dever do Estado cuidar da cidade, e responsabilidade de todos os cidadãos mantê-la.”

Para o coordenador do Polo Leste Júnior Carvalho, as ações do programa estão voltadas para melhorar a qualidade de vida da população e dar mais autonomia aos administradores regionais. “Fazemos uma série de serviços de zeladoria, temos cuidado das cidades em parceria com as administrações, que conhecem bem as demandas a serem atendidas”, afirmou.

Fonte: Governo DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA