InícioDISTRITO FEDERALCAESBCaesb vai reforçar abastecimento de até 400 mil pessoas com nova captação

Caesb vai reforçar abastecimento de até 400 mil pessoas com nova captação

Autorização da ANA permite captar aproximadamente 1.000 litros por segundo no lago da Usina Hidrelétrica de Queimado

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) autorizou a Caesb a implantar um sistema de captação no lago da Usina Hidrelétrica de Queimado. A companhia poderá captar aproximadamente 1.000 litros de água por segundo, volume suficiente para atender cerca de 400 mil habitantes.

Com a autorização, a Caesb terá até três anos para concluir os estudos técnicos e iniciar a captação. A companhia, no entanto, já trabalha nos projetos e estima finalizar essa etapa em seis meses, o que permitirá captar recursos e lançar a licitação para as obras.

A água retirada no Lago de Queimado será tratada em uma estação a ser construída na região do Café Sem Troco, que contará também com novos reservatórios. De lá, seguirá por uma adutora até São Sebastião e Morro da Cruz, interligando-se aos demais sistemas da Caesb, como Corumbá, Santa Maria e Descoberto. Essa integração garantirá mais flexibilidade operacional e maior segurança hídrica para o Distrito Federal.

O presidente da Caesb, Luis Antônio Reis, destacou a importância do projeto: “Essa obra nos permite atender uma população maior e aumenta a segurança hídrica do Distrito Federal. Com os sistemas conectados, conseguimos direcionar a água entre eles conforme a necessidade de cada região. Por determinação do governador Ibaneis Rocha, a Caesb tem trabalhado de forma contínua para garantir mais segurança hídrica para toda a população”.

O presidente explica que o quadrante sudeste do Distrito Federal não conta hoje com uma grande captação de água (veja mapa). “A nova estrutura no Rio Preto vai suprir essa lacuna, reforçando o abastecimento e garantindo mais segurança hídrica para toda a população da região.”

A companhia estima que cerca de 80 mil moradores das regiões do Café Sem Troco, PADF e Morro da Cruz serão beneficiados diretamente com a obra, além de toda a população do DF.

 

Fonte: CAESB

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA