Foi dada a largada do ITF Beach Tennis Finals nessa terça-feira (3), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília. As oito melhores duplas da modalidade, no masculino e no feminino, disputaram a primeira rodada da fase de grupos com bons resultados para os brasileiros. A programação segue nesta quarta (4), a partir das 13h, com a segunda rodada do torneio inédito, que vai distribuir uma premiação de mais de US$ 100 mil.
Marcando a abertura da primeira edição do Finals, a dupla brasileira formada por Giovanni Cariani e Daniel Mola conquistou a primeira vitória da competição ao vencer os franceses Mathieu Guegano e Hugo Russo, por 6/2 7/5, pelo Grupo Brasília. “É uma honra participar dessa primeira edição do Finals e abrir a competição com uma vitória. Cada jogo é uma guerra, não tem jogo fácil aqui, são as melhores duplas do mundo reunidas”, disse Gigio. “Foi um jogo muito duro, a nossa dupla é garra, é força. Agora é pensar no jogo de amanhã”, completou Mola.
Pelo Grupo Saarlouis, Leonardo Branco e Allan Oliveira travaram uma batalha contra o jovem Felipe Loch e o experiente espanhol Antoni Ramos, vencida somente no tie-break do terceiro set, com parciais de 6/3 4/6 7/6. “Estamos bem felizes com essa vitória. O terceiro set mostrou bem o que significa esse torneio: luta até o final”, destacou Oliveira.
No outro jogo do grupo, André Baran e o italiano Michele Cappelletti foram surpreendidos pelo italiano Luca Andreolini e o russo Nikita Burmakin, por 6/3 6/7 6/4.
Já Vitória Marchezini e Sophia Chow precisaram de 2h21 de partida para marcar a primeira vitória no Finals, pelo Grupo Gran Canaria, ao superarem Graziele Silva e Marcela Vita em dois sets a um, com parciais de 6/3 6/7 7/5. “Foi um jogo muito duro, confesso que sofri hoje para jogar, não só no serviço, mas também na hora do rally. Faz parte do jogo, a gente está se acostumando e se preparando para a próxima partida”, afirmou Vitória.
Cabeças de chave número 1, Rafaella Miiller e a venezuelana Patty Diaz ratificaram o favoritismo e passaram com facilidade pela espanhola Eva Palos e a brasileira Raquel Iotte, por 6/3 6/2.
Pelo sistema de disputa, as duplas estão divididas em dois grupos, nos dois naipes, e jogam no formato todos contra todos. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. Todas as partidas estão sendo jogadas no formato melhor de três sets, com tie-break, sistema de pontuação inédito em competições de beach tennis.
“Esse torneio é uma celebração da modalidade e será cheio de surpresas. Estamos acompanhando os jogos e torcendo para que todos os participantes vivam momentos inesquecíveis aqui na nossa cidade”, afirma o secretário substituto de Esporte e Lazer, Mateus Bahia.
Resultados de terça (3)
Grupo Brasília
• Giovanni Cariani (BRA) / Daniel Mola (BRA) [3] vs. Mathieu Guegano (FRA) / Hugo Paronetto Russo (BRA) – 6/2 7/5
• Nicolas Gianotti (FRA) / Mattia Spoto (ITA) [1] vs. Diego Bollettinari (ITA) / Carlos Vigon (VEN) – 6/3 7/6
Grupo Saarlouis
• Leonardo Garrossino Branco (BRA) / Allan OLiveira (BRA) vs. Felipe Cogo Loch (BRA) / Antonio Miguel Ramos Vieira (ESP) [4] – 6/3 4/6 7/6
• Luca ANDREOLINI (ITA)/Nikita BURMAKIN (RUS) vs. Andre BARAN (BRA)/Michele CAPPELLETTI (ITA) [2] – 6/3 6/7 6/4
Grupo Ilhas Reunião
• Giulia GASPARRI (ITA)/Ninny VALENTINI (ITA) [3] vs. Sofia CIMATTI (ITA)/Greta GIUSTI (ITA) – 6/2 6/4
• Patricia DIAZ (VEN)/Rafaella MIILLER (BRA) [1] vs. Eva FERNANDEZ PALOS (ESP)/Raquel IOTTE (BRA) – 6/3 6/2
Grupo Gran Canaria
• Veronica Flaminia DAINA (ITA)/Nicole NOBILE (ITA) [4] vs. CASADEI (ITA)/Ariadna COSTA GRAELL (ESP) – 6/1 6/3
• Sophia CHOW (BRA)/Vitoria MARCHEZINI (BRA) [2] vs. Graziele DA MATA SILVA (BRA)/Marcela VITA (BRA) – 6/3 6/7 7/5
Programação de quarta (4)
Quadra Central
• 13h – Sophia CHOW (BRA)/Vitoria MARCHEZINI (BRA) [2] vs. Veronica CASADEI (ITA) / Ariadna COSTA GRAELL (ESP)
• Não antes das 15h – Felipe COGO LOCH (BRA)/Antonio Miguel RAMOS VIERA (ESP) [4] vs. Luca ANDREOLINI (ITA)/Nikita BURMAKIN (RUS)
• Não antes das 18h – Flaminia DAINA (ITA)/Nicole NOBILE (ITA) [4] vs. Graziele DA MATA SILVA (BRA) / Marcela VITA (BRA)
• Não antes das 20h – Andre BARAN (BRA)/Michele CAPPELLETTI (ITA) [2] vs. Leonardo GARROSSINO BRANCO (BRA)/Allan OLIVEIRA (BRA)
Quadra 1
• 13h – Nicolas GIANOTTI (FRA)/Mattia SPOTO (ITA) [1] vs. Mathieu GUEGANO (FRA)/Hugo PARONETTO RUSSO (BRA)
• Não antes das 15h – Patricia DIAZ (VEN)/Rafaella MIILLER (BRA) [1] vs. Sofia CIMATTI (ITA)/Greta GIUSTI (ITA)
• Não antes das 18h – Giovanni CARIANI (BRA)/Daniel MOLA (BRA) [3] vs. Diego BOLLETTINARI (ITA)/Carlos VIGON (VEN)
• Não antes das 20h – Giulia GASPARRI (ITA)/Ninny VALENTINI (ITA) [3] vs. Eva FERNANDEZ PALOS (ESP)/Raquel IOTTE (BRA)
Transmissões ao vivo
Todos os jogos da Quadra Central e Quadra 1 têm transmissão ao vivo pelo Programa PlayBT no YouTube
• Quarta (4), das 18h às 22h, no Disney+
• Quinta (5), das 18h às 22h, no Disney+
• Sexta (6), das 13h às 17h no Disney+, e das 18h às 22h, na ESPN 4
• Sábado (7), das 18h às 22h, na ESPN 4
Ingressos gratuitos e para venda
A organização do evento criou vários formatos de ingressos para atender todo o público do Beach Tennis. Os ingressos das arquibancadas superiores da Arena BRB Nilson Nelson serão gratuitos. A retirada já está disponível pelo site Bilheteria Digital.
Os ingressos para cadeira inferior e cadeira de quadra são pagos, e também já estão à venda pelo mesmo site.
De 3 a 6 de dezembro, os jogos começam às 13h e se estendem até à noite, com a última rodada começando às 20h. No sábado (7), as finais começam às 18h, com a decisão feminina, e às 20h, com a decisão masculina.
ITF Beach Tennis Sand Series Tour Finals
• 3 a 7 de dezembro
• Arena BRB Nilson Nelson
• Ingressos: www.bilheteriadigital.com
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF)
Fonte: Agência Brasília