InícioDISTRITO FEDERALAssentamentos de Padre Bernardo ganham orientação conjunta

Assentamentos de Padre Bernardo ganham orientação conjunta

“É importante que a construção do atendimento seja feita junto à comunidade” Matheus Miranda, supervisor regional Leste da Emater

Questões ligadas ao geoprocessamento, concessão e renovação de declarações de aptidão ao Pronaf (DAPs), implantação de programa de construção de casas, titulação das terras e Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram algumas das prioridades enumeradas pelos moradores dos assentamentos Antônio Juvêncio e Santa Helena, em Padre Bernardo (GO). Por meio de contrato com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a Emater começou a trabalhar junto aos assentados dessas regiões. As reuniões são feitas em área aberta, em cumprimento às medidas sanitárias contra a propagação da covid-19.

Membros dos assentamentos participam de reunião, em ambiente aberto, para discutir questões relacionadas à terra | Foto: Divulgação/Emater

Nos dois assentamentos, o forte do cultivo são as hortaliças, em especial mandioca, milho e abóbora. A expectativa é aumentar a produção, com boas chances para a criação de peixes, plantio de frutas e avicultura — ovos e frango de corte.

“É importante que a construção do atendimento seja feita junto à comunidade”, aponta o supervisor regional Leste da Emater, Matheus Miranda. “Eles é que vão apontar o norte do trabalho”.

Pela estratégia de trabalho, até o fim deste ano haverá reuniões para levantamento das questões e da forma de atuação. A partir de 2022 começam os atendimentos coletivos e individuais.

A Emater já atendeu os dois assentamentos em ocasiões anteriores. “Nosso objetivo agora é aperfeiçoar o trabalho e melhorar as condições de vida e produção dos assentados”, explica Matheus.

O contrato com a Anater prevê ainda o atendimento aos assentamentos Oziel Alves III, Marcia Cordeiro Leite e Pequeno William, também já atendidos pela Emater em oportunidades anteriores. Ao todo, 374 famílias serão beneficiadas. O valor do convênio é de R$ 1.423.578,70, montante do qual a Anater cobre 70% — R$ 995.505,22.

*Com informações da Emater

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA