Karoline Leal, Mayara Tachy, Keity Satiko e Lídia Marangon são defensoras públicas e professoras de cursos preparatórios para concursos na área jurídica. No Instagram @asdefensoras dão dicas diárias a mais de 40 mil pessoas que seguem a página
Não só a carreira jurídica – na Defensoria Pública do DF – une Karoline Leal, Mayara Tachy, Keity Satiko e Lídia Marangon. Há dois anos, as quatro defensoras públicas e professoras de tradicionais cursos preparatórios para concursos do Distrito Federal, criaram o projeto “As Defensoras”. Juntas, elas observaram que os seus alunos “concurseiros” possuíam deficiências específicas, ligadas às particularidades de cada fase dos concursos. Nesse contexto, decidiram trabalhar de uma maneira diferenciada, com foco em especificidades, atuando de maneira prática, assertiva e objetiva. Desde então, “as Defensoras” passaram a produzir um conteúdo direcionado para pessoas que almejam a tão sonhada vaga em concursos jurídicos de uma maneira leve e diferenciada. Criaram perfis nas mídias sociais e, no Instagram, já possuem mais de 40 mil seguidores. Neste canal, disponibilizam diariamente, postagens interativas com dicas de estudo, compartilhamento de notícias e artigos relevantes para a área jurídica, entre outros mecanismos para instigar os alunos a estudar e aprender cada vez mais.
Karoline Leal é referência no Distrito Federal em Direitos humanos e Direitos Coletivos. Ela foi aprovada, em terceiro lugar geral e primeira colocada na fase oral, com nota máxima em todos os grupos, no concurso para a Defensoria Pública do DF. Antes disso, Karoline foi analista judiciária. Graduada pela Universidade de Brasília e pós graduada pela Fundação Escola Superior do MPDFT. Atualmente, mestranda na Universidade de Girona, na Espanha. É também pós-graduanda em Comportamento e Neurociência pela PUC-RS.
Processo Penal e Criminologia são as áreas de atuação, nas salas de aula, de Mayara Tachy. Defensora Pública do DF, há 6 anos, ela atua na área criminal e no Tribunal do Júri. Na Defensoria Pública, foi aprovada em sétima colocação. Antes disso, passou em primeiro lugar no concurso de analista processual do Ministério Público da União. Graduada em Direito, no Centro Universitário de Brasília – Uniceub, Mayara é pós-graduada em Direito Público. Mayara foi presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do DF e, atualmente, é conselheira da ANADEP – Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos.
Especializada em Direito Civil e Processo Civil, Lídia Marangon foi aprovada no primeiro concurso de Defensores Públicos do Distrito Federal. Antes de integrar a carreira da Defensoria Pública, ela foi advogada, professora do curso de Direito do Centro Universitário Unieuro, em Brasília, consultora jurídica da TV Justiça e chefe de Gabinete de Desembargador no TRF da 1ª Região. Aprovada em mais de 12 concursos públicos, Lídia começou a carreira no cargo de técnica judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Em seguida, foi aprovada para analista do Ministério Público da União, local em que trabalhou na Promotoria de Família, por três anos. Lídia é conselheira do Conselho Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal.
Keity Satiko é referência, em Brasília, em Direito Administrativo e Direito do Consumidor. Ela foi aprovada no primeiro concurso de Defensores Públicos do Distrito Federal. Antes de integrar a carreira da Defensoria Pública foi analista judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, assessorando Desembargador, na segunda instância. Pós-graduada pela Fundação Escola Superior do MPDFT, Keity ministra as disciplinas de Direito do Consumidor e Direito Administrativo em diversos cursos preparatórios para concursos do DF.