InícioDISTRITO FEDERALAntónio Sampaio da Nóvoa é presença confirmada no seminário promovido pela UnDF

António Sampaio da Nóvoa é presença confirmada no seminário promovido pela UnDF

Além do professor Nóvoa, especialistas de várias partes do país estão na programação do evento gratuito e aberto ao público

Reconhecido internacionalmente, o professor português António Sampaio da Nóvoa é uma das presenças confirmadas na programação do seminário “UnDF Professor Jorge Amaury Maia Nunes: entre o projeto e a criação”, que acontece nos dias 6 e 7 de setembro, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h. Gratuito e aberto à comunidade, o evento será on-line e poderá ser assistido pelo YouTube, o endereço da transmissão e a programação completa estão disponíveis no site: projetoundf.com.br.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e professor titular da Universidade de Lisboa/Unesco, Nóvoa é apontado como um dos grandes pensadores da educação na atualidade. O docente fará a conferência de abertura, no dia 6 de dezembro, às 10h, que terá como tema: os sentidos de uma educação superior pública.

Além de Nóvoa, o seminário terá a participação de especialistas de várias universidades brasileiras, autoridades locais e está prevista a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A programação contempla discussões sobre metodologias de ensino e pesquisa, bem como aspectos relacionados ao financiamento, à inovação e às arquiteturas acadêmicas institucionais possíveis para a instituição recém-criada, a UnDF.

“Renomados nomes da educação superior debaterão, a partir da realidade distrital, a universidade do nosso tempo. Creio eu que as trocas realizadas no evento serão fundamentais para que a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF possa imprimir diferencial de competência desde seu nascimento, sendo peça importante da transformação socioeconômica do Distrito Federal”, afirmou a reitora pro tempore, a professora doutora Simone Benck.

Universidade do Distrito Federal – O evento integra o projeto de pesquisa “Uma Universidade Distrital”, elaborado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe, fruto de acordo de cooperação entre a UnDF e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF.

 

“Esse seminário reforça o compromisso de todas as instituições, nesta e nas fases que se seguem, de atuar de maneira estratégica, auxiliando na realização de ações que permitirão à UnDF se consolidar enquanto um espaço para um ensino superior pautado pelas melhores práticas metodológicas e tecnológicas”, ressalta a Diretora Executiva do Cebraspe, Cláudia Griboski.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal – FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, entende que com o seminário “os participantes terão a oportunidade de entender melhor como foram realizados os estudos de viabilidade, realizados em projeto de pesquisa fomentado pela FAPDF que investiu mais de R$ 3 milhões nesta iniciativa”, disse Marco.

“Ao apoiarmos os estudos de viabilidade da nova instituição de ensino superior de Brasília, nosso objetivo foi contribuir para a geração de alguns subsídios necessários para a criação de uma universidade que contribua, efetivamente, para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do DF”, reforça o presidente da FAPDF.

A iniciativa faz parte da segunda macroação do projeto, a qual objetiva, entre outras entregas, a realização de seminários, encontros e fóruns de debates sobre gestão inovadora da educação superior com ênfase nas áreas relativas à inovação, às tecnologias e às engenharias. Em outubro, também como parte dessa etapa, foi promovido um colóquio on-line para discutir modelos de gestão universitária inovadora e conhecer a estrutura e os modelos de sucesso na implementação de políticas ou ações voltadas para o Ensino, Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Instituições de Ensino Superior – IES.

“Estamos trabalhando para dar subsídio aos processos de implementação da primeira universidade distrital de Brasília, a UnDF, espaço que nasce com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do DF e regiões do entorno”, completa Griboski.

A reitora pro tempore afirma que diversos esforços têm sido realizados para que se dê, de fato e direito, a implementação da UnDF. Em cinco meses foram sancionadas pelo governador Ibaneis Rocha, as leis de criação da UnDF (Lei n. 987/2021) e da Carreira Magistério Superior do DF (Lei n. 6.969/ 2021), legislações de fundamental importância para a instituição da Universidade do DF no ano de 2021, além da promulgação do PELO, proposta de alteração à Lei Orgânica do DF, que garante recursos para estruturação, projetos, pesquisas e inovação da UnDF.

 

 

“A UnDF é uma realidade. A partir da ampla institucionalização da política de educação superior pública distrital, diversos esforços têm sido realizados para que a consolidação desta Universidade se dê de fato e de direito e este seminário é uma das ações que fortalecem o compromisso, da FAPDF, Cebraspe, Reitoria Pró-Tempore e toda a equipe da UnDF, com a qualidade e o valor social desta instituição desde sua primeira infância”, finalizou.

Para saber mais sobre o Projeto de Pesquisa “Uma Universidade Distrital, acesse o site: projetoundf.com.br/

Serviço: Seminário UnDF Professor Jorge Amaury Maia Nunes: entre o projeto e a criação

Quando: 6 e 7 de dezembro de 2021

Horário: das 9h às 12h30 e das 14h às 18h

Programação completa: projetoundf.com.br/programacao/.

Contato: Alan Resah – Assessoria de Imprensa da UnDF – (61) 9-8292-8194

 

 

Para envio anexo:

 

Briefing:

 

Dados do projeto UnDF:

Principais ações finalizadas: A iniciativa visa a realização de estudos que irão avaliar a viabilidade de criação e implantação da Universidade do Distrito Federal com vistas ao desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

O plano de trabalho do projeto é embasado em quatro macroações. São elas: Estudos de viabilidade de uma universidade distrital; Pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária com a realização de benchmarking nacional e internacional; Pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária: proposta de modelagem para estruturação de uma universidade distrital; e Pesquisa de metodologias e/ou tecnologias inovadoras de ensino superior.

Estudos de viabilidade: A primeira etapa concluída foram os estudos de viabilidade, entregues em abril deste ano. Eles incluíram investigações sobre impacto e custos de implantação, pesquisa sobre a oferta e a demanda de educação superior – pública e privada – no DF e na RIDE, além da elaboração de um panorama do ensino acadêmico no DF, com seus desafios e perspectivas. O diagnóstico concluiu que a UnDF deve trazer impactos positivos para a economia distrital, principalmente nos campos da indústria e da agropecuária. E entre os desafios está a implantação de quatro mestrados e dois doutorados, conforme recomendação da Capes.

A segunda ação, prevista para ser finalizada em dezembro, é a “Pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária com a realização de benchmarking nacional e internacional”, com o objetivo de identificar e analisar processos, práticas de gestão, de avaliação e de desempenho, em instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, que se destacam por sua gestão inovadora, a fim de subsidiar a proposta de modelagem para a estruturação da universidade.

Benchmarking: Um dos produtos previstos e concluídos no mês de setembro, foi o benchmarking, estudo que mapeou as melhores práticas adotadas em seis universidades brasileiras e quatro estrangeiras, incluindo as aclamadas Stanford, dos EUA, e Oxford, do Reino Unido. O benchmarking chegou a informações bastante singulares – como, por exemplo, o fato de que as entidades acadêmicas consideradas modelares adotam iniciativas de sustentabilidade em seus campi nas áreas da eficiência energética, uso da água, reciclagem e mobilidade, entre outras.

Outro resultado interessante diz respeito ao regime de ensino: turmas reduzidas com possibilidade de aulas direcionadas; a existência de uma base curricular comum interdisciplinar que aborda os principais desafios globais e promover habilidades nas áreas literacia digital e da informação, empreendedorismo e inovação; aprendizagem baseada em projetos; abordagem pedagógica com metodologias ativas, ensino colaborativo e experimental.

Para incentivar a inovação, os resultados do benchmarking recomendam a presença do setor produtivo na universidade, com os laboratórios corporativos; atuação dos parques tecnológicos; presença de incubadoras e criação de núcleo de empreendedorismo. Além destas, outras dez dimensões foram pesquisadas. Saiba mais aqui.

“Colóquio Universidade do Distrito Federal – UnDF Professor Jorge Amaury Maia Nunes: entre o projeto e a criação – diálogos sobre a universidade que queremos” – Em outubro, também como parte dessa etapa, foi promovido um colóquio online para discutir modelos de gestão universitária inovadora e conhecer a estrutura e os modelos de sucesso na implementação de políticas ou ações voltadas para o Ensino, Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Instituições de Ensino Superior –  IES.

Seminário UnDF Professor Jorge Amaury Maia Nunes: entre o projeto e a criação: O evento também está inserido dentro da segunda macroação do projeto, a qual objetiva, entre outras entregas, a realização de seminários, encontros e fóruns de debates sobre gestão inovadora da educação superior com ênfase nas áreas relativas à inovação, às tecnologias e às engenharias.

Próximos passos do projeto: As últimas duas macroações previstas no projeto “Uma Universidade Distrital”, iniciadas em outubro, são a pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária: proposta de modelagem para a estruturação da Universidade do Distrito Federal e a pesquisa de metodologia e/ou tecnologias inovadoras de Ensino Superior.

Entre os produtos que serão entregues nesta etapa estão: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que inclui a missão, visão, valores, eixos estratégicos, objetivos e metas, além da avaliação institucional, inovação no âmbito institucional, e estatuto; políticas acadêmicas, que são aquelas estabelecidas para o ensino de graduação e de pós-graduação, a pesquisa e a extensão, além de políticas de comunicação com a sociedade, de atendimento ao estudante, assim como as políticas para internacionalização e mobilidade; políticas de pessoal, que inclui processos seletivos para docentes e técnicos, organização e gestão da instituição, sustentabilidade financeira; e as políticas voltadas para a instalação, ampliação, manutenção e/ou operação de infraestruturas, como a biblioteca virtual, plataformas de ensino, gestão, etc.

 

 

 

 

 

 

Programação:

Evento: Seminário UnDF Professor Jorge Amaury Maia Nunes: entre o projeto e a criação

 

Data: 6 e 7 de dezembro

Programação e transmissão: projetoundf.com.br/

 

Dia 6/12

9h às 9h10: Abertura com o governador do Distrito Federal – Sr. Ibaneis Rocha

 

9h10 às 9h20: Coral Madrigal de Brasília – Regente Isabela Sekeff

 

09h20 às 10h: Sessão solene de abertura

  • Diretora-Geral do Cebraspe – Sra. Adriana Weska
  • Diretor Presidente da FAP/DF – Sr. Marco Antônio Costa Júnior
  • Reitora Pro Tempore da UnDF – Sra. Simone Benck
  • Reitora da Universidade de Brasília – Professora Márcia Abrahão Moura
  • Secretária de Educação do GDF – Sra. Hélvia Paranaguá*
  • Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal – Sr. Ricardo Alves Sande
  • Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura – CLDF – Deputada Arlete Sampaio
  • Secretário de Educação Superior – Ministério da Educação – Sr. Wagner Vilas Boas de Souza

 

10h às 12h: Conferência de abertura – Os sentidos de uma educação superior pública

 

 

 

 

 

 

 

REALIZAÇÃO:                                                                                                   APOIO:

 

 

12h às 14h: Intervalo

 

14h às 16h: Mesa 1 – Metodologias de ensino da educação superior

 

Moderadora: Professora Marta Rocha, Diretora da ESCS

 

16h às 18h: Mesa 2 – Pesquisa, financiamento e desenvolvimento regional

 

Moderadora: Professora Cristina Helena Almeida de Carvalho, UnB

 

Dia 2 – 07/12

 

09h às 10h: Sessão especial: Universidade Estadual do Maranhão – experiências de gestão inovadora

 

Palestrante: Professor Antonio Roberto Serra, Pró-reitor de Planejamento e Administração da Universidade Estadual do Maranhão

 

10h às 12h30: Mesa 3 –  Impactos sociais, culturais e de inclusão social da criação da UnDF para o Desenvolvimento Regional

 

 

Moderadora: Professora Márcia Angela da Silva Aguiar, UFPE

 

 

 

REALIZAÇÃO:                                                                                                   APOIO:

 

 

12h30 às 14h: Intervalo

 

14h às 16h30: Mesa 4 – Arquiteturas acadêmicas da Educação Superior

 

Moderador: Professor José Vieira de Sousa, UnB

 

 

16h30 às 17h: Sessão especial – Desafios e Perspectivas da UnDF

 

17h às 17h30: Sessão de encerramento

 

 

A programação atualizada está disponível em: projetoundf.com.br/programacao/

 

Sugestão de fonte – A assessoria da  Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF, tem fonte disponível para tratar sobre o assunto. Vamos marcar uma entrevista?

Mais informações – Alan Resah – Assessoria de Imprensa Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF, (61) 9-8292-8194.

 

 

 

 

 

 

REALIZAÇÃO:                                                                                                   APOIO:

 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA