InícioDISTRITO FEDERALAção educativa reunirá 1,5 mil estudantes e 500 professores sobre segurança no...

Ação educativa reunirá 1,5 mil estudantes e 500 professores sobre segurança no trânsito

21/05/2024 às 16:51, atualizado em 21/05/2024 às 17:07

Iniciativa do Detran-DF será realizada na próxima quinta-feira (23), na Eape, e integra programação da campanha Maio Amarelo

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Na próxima quinta-feira (23), a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), receberá professores e estudantes na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) para uma ação educativa como parte da programação da campanha Maio Amarelo 2024. Ao longo do dia, diversas atividades serão ofertadas para mais de 500 professores cursistas do 13º Ciclo do Curso Mobilidade e Trânsito e também para 1.500 estudantes das etapas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Secretaria de Educação do DF participou de diversas ações da campanha Maio Amarelo | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

O grupo de teatro do Detran-DF realizará apresentações de peças, mímica e números musicais, visando engajar o público de forma criativa e informativa. Além disso, estão programados jogos, brincadeiras e demonstrações dos setores de fiscalização e engenharia de tráfego, oferecendo uma experiência prática e dinâmica. Uma das principais iniciativas educativas ofertadas no dia do evento será um minicurso de noções básicas de primeiros-socorros, especialmente direcionado aos monitores da SEEDF.

O objetivo é aprofundar a conscientização sobre segurança no trânsito e mobilidade. “Esta iniciativa é de extrema importância para a formação dos professores da rede pública”, destaca Maria das Graças, subsecretária da Eape. “Ao promovermos atividades como estas, estamos não apenas ampliando o conhecimento sobre segurança viária, mas também fomentando uma cultura de paz no trânsito entre nossos educadores e estudantes”, acredita.

O coordenador pedagógico adjunto do Detran-DF, Renato Bartolino, destacou a relevância da iniciativa para os estudantes. “O movimento Maio Amarelo é fundamental para conscientizar os jovens sobre a segurança no trânsito. É uma oportunidade de educar e proteger os mais vulneráveis, como passageiros, pedestres e ciclistas. Envolver os estudantes nesse processo é crucial para formar uma geração mais consciente e responsável”, pondera.

Curso de formação

O curso de formação de professores Mobilidade e Trânsito, do programa Detran nas Escolas, é voltado para professores efetivos e temporários da Secretaria de Educação e das instituições de educação infantil conveniadas. A capacitação tem como objetivo desenvolver ações pedagógicas voltadas à educação para o trânsito, numa perspectiva da mobilidade segura e do desenvolvimento de uma cultura de paz no trânsito.

Além da formação, o curso do Detran oferece materiais didáticos de apoio, incluindo um kit de jogos para educação infantil e um kit de livros para os anos iniciais do ensino fundamental.

*Com informações da SEEDF

 

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA