O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará uma ação de acolhimento e assistência social voltada a pessoas em situação de rua nas proximidades do Centro Pop de Taguatinga. A iniciativa está programada para começar às 9h desta quarta-feira (16) e conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
A DF Legal desmontará as estruturas erguidas pelas pessoas em situação de rua e transportará os pertences para o local indicado por cada ocupante | Foto: Agência Brasília
As pessoas abordadas terão acesso a serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como auxílio para deslocamento interestadual. Também será concedido um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles que não têm condições de arcar com aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional – como o RenovaDF – e cadastro para unidades habitacionais estarão disponíveis.
Após o atendimento, a DF Legal fará a desmontagem das estruturas erguidas pelas pessoas em situação de rua e transportará os pertences para o local indicado por cada ocupante. Caso não haja essa indicação, os objetos serão levados para o depósito da pasta, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo para o responsável.
Ao longo da semana, as secretarias fizeram abordagens sociais e atendimentos prévios, mapeando o público a ser atendido e suas demandas.
Ponto de ação em Taguatinga na quarta-feira (16):
• Centro Pop de Taguatinga.
*Com informações da DF Legal
Fonte: Agência Brasília