InícioDISTRITO FEDERALAção contra o Frio: Abrigo da Asa Sul bate recorde de atendimentos

Ação contra o Frio: Abrigo da Asa Sul bate recorde de atendimentos

Aberto para acolher pessoas em situação de rua durante a noite no período de baixas temperaturas, na chamada Ação contra o Frio, o Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, realizou mais de 100 atendimentos em todos os dias da última semana. O recorde foi registrado na terça-feira (23), quando 115 pessoas passaram a noite no local.

Na Ação contra o Frio, o Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, realizou mais de 100 atendimentos em todos os dias da última semana. O recorde foi registrado na terça-feira (23), quando 115 pessoas passaram a noite no local | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Da segunda-feira passada (22) até o último domingo, foram contabilizados 775 atendimentos na Asa Sul — sendo 675 homens, 67 mulheres, 25 pessoas trans e oito crianças. No abrigo da Ceilândia, que fica na Coordenação Regional de Ensino da região, foram 251 — sendo 239 homens, nove mulheres, uma pessoa trans e duas crianças. Com isso, o número de acolhimentos semanal nos abrigos da Ação contra o Frio foi de 1.026.

Quem vai aos locais tem à disposição colchão, cobertor e chuveiro quente, além de receber jantar e café da manhã balanceados e feitos sob supervisão de nutricionistas, kit higiene e agasalhos

O espaço da Asa Sul foi aberto em 17 de junho e soma, desde então, 4.285 atendimentos, enquanto o da Ceilândia, que abriu as portas em 3 de julho, contabiliza 891. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, novos espaços podem ser abertos ou fechados conforme a demanda. Neste ano, houve um terceiro, no Centro de Convivência (Cecon) do Gama, que funcionou de 20 de junho a 2 de julho, com 108 acolhimentos no período.

“A grande procura diária da população de rua pelos abrigos provisórios mostra que o governador Ibaneis Rocha foi muito humano ao determinar que eles fiquem abertos enquanto as temperaturas estiverem baixas. As pessoas acham que estamos oferecendo apenas um local para dormir. É mais do que isso: estamos entregando dignidade às pessoas em situação de rua, que é o objetivo maior do Plano do GDF para essa população”, enfatizou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Quem vai aos locais tem à disposição colchão, cobertor e chuveiro quente, além de receber jantar e café da manhã balanceados e feitos sob supervisão de nutricionistas, kit higiene e agasalhos. Em parte, esse material vem da Campanha do Agasalho Solidário, iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha que, neste ano, arrecadou mais de 20 mil itens de inverno.

Os espaços funcionam de domingo a domingo, das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h. O abrigo da Asa Sul tem capacidade para receber até 115 pessoas por noite, enquanto o de Ceilândia comporta até 40 pessoas.

Iniciada em 2022, a Ação contra o Frio é realizada sempre em períodos de baixas temperaturas e segue enquanto o frio intenso durar. Na semana passada, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o DF chegou a registrar 8,2ºC. A tendência é de que o frio continue nesta semana. A mínima vai oscilar entre 12ºC e 14ºC, enquanto a máxima não passa de 28ºC.

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA