Dia do Servidor Público. O trabalho que move o Ceará: dedicação, aprendizado e compromisso com o servir

Publicado em: 28/10/2025 09:58







28 de outubro de 2025 – 09:26
#Compromisso com o servir #Dia do Servidor Público #Seplag #servidor #Trabalho que move o Ceará


Dháfine Mazza e Karlla Gadelha – Ascom Seplag – Texto

Seplag – Fotos


Quando finalmente a água jorra na torneira de uma comunidade do interior do Ceará, quando uma criança conquista uma vaga na escola pública ou quando a saúde de alguém é restaurada em um hospital público, por exemplo, há sempre o trabalho dedicado do servidor público, que transforma planos de governo em ações concretas. O servidor planeja, executa e faz acontecer, garantindo que a população tenha acesso a todas as condições que proporcionam uma vida com dignidade. Cada conquista do cidadão cearense carrega a dedicação de quem transforma políticas em realidades e sonhos em oportunidades.

Por isso, neste 28 de outubro, quando celebramos o Dia do Servidor Público, destacamos a trajetória de quem escolheu fazer da vocação de servir um propósito de vida. Mostramos a história de servidores que representam o compromisso e a dedicação de tantos outros, além dos avanços que o Governo do Ceará tem promovido para valorizar essa categoria essencial e fortalecer a oferta de serviços públicos cada vez mais eficientes e humanos à população.

Há poucos meses como servidor público da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Hywre de Brito faz da possibilidade de melhorar a vida das pessoas o seu combustível diário para o aperfeiçoamento no trabalho. “O que mais me motiva é fazer parte de projetos que possuem impacto na vida do cidadão. Saber que o meu trabalho pode fazer a diferença e deixar um legado me motiva a fazer cada dia mais e melhor”, afirma o servidor, que ingressou no Governo do Ceará por meio de concurso público realizado em 2024.

Atuando há 40 anos no serviço público do Estado do Ceará, a servidora da Seplag-CE, Ana Cláudia Machado Pinheiro, segue motivada e empenhada na missão de melhor servir aos cearenses. “Trabalhar como servidor público é cuidar das pessoas, zelar pelo patrimônio, fazer a diferença e dar retorno à sociedade. Os servidores públicos têm a oportunidade de atuarem junto às políticas e aos programas que beneficiam diretamente a comunidade e promovem o bem-estar coletivo. Assim, essa sensação de contribuição é gratificante e motivadora. Somos um agente de transformação no Estado”, declara.

Quem também atua há décadas no serviço público estadual e acompanha de perto as trajetórias de servidores que entregaram o seu melhor aos cearenses também não perde o brilho no olhar e a emoção ao falar sobre a missão que exerce. É o caso da servidora Guirlanda Ponte, da Seplag-CE. “O que mais me motiva é a possibilidade de transformar vidas por meio do nosso trabalho. O serviço público tem uma essência que vai além da rotina administrativa: ele é instrumento de cuidado, de transformação social e de construção de um Estado mais humano. Ver servidores e aposentados sendo valorizados, acolhidos e reconhecidos pelo que representam para o Ceará é o que renova, todos os dias, meu compromisso com o trabalho que realizamos”, diz.

Reconhecimento

O Governo do Ceará reconhece o trabalho essencial de seus servidores para a formulação e execução das políticas públicas que possibilitam um Estado mais justo, eficiente e humano. Tanto que, ao longo do ano, empreende esforços para valorizar os profissionais que estão atuando na saúde, educação, segurança, infraestrutura, planejamento, gestão, turismo, desenvolvimento e todas as áreas que compõem a administração pública estadual.

“Ser servidor público é servir com ética, responsabilidade e empatia. E nós reconhecemos que cada política executada, atendimento prestado carrega o esforço e o profissionalismo de nossos colaboradores. O Ceará é referência no país em muitas áreas, como Transparência e Educação, e sabemos que isso é fruto do comprometimento e dedicação de cada servidor, independente da função que exerce, por isso nosso sentimento é de gratidão a todos. Nesse contexto, reafirmamos nosso compromisso em continuar investindo na valorização dos servidores estaduais, reconhecendo o mérito e papel essencial no desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini.

Concursos

A realização de concursos públicos tem sido umas das principais políticas do Governo do Ceará, medida que valoriza o servidor e fortalece o serviço público como um todo, garantindo eficiência à administração pública e reconhecendo o servidor como agente essencial para o Estado.

Desde o início de 2023, a gestão estadual já realizou certames contemplando áreas diversas como saúde, educação básica, educação superior, meio ambiente, cultura, segurança, entre outras. Nesse período, ao todo, o Governo do Ceará nomeou 9.433 novos servidores.

Formação continuada

Da seleção até o fim do tempo de contribuição laboral, o Governo do Ceará cuida dos seus servidores públicos em todas as etapas da vida. Para garantir qualificação e atualização em áreas de interesse para os serviços prestados à sociedade, os servidores estaduais contam com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGPCE), vinculada à Seplag-CE.

Por meio da EGPCE, os servidores têm acesso a uma série de cursos presenciais e online em áreas de grande interesse da administração e da sociedade. Além de beneficiarem os servidores estaduais, os cursos ofertados pela EGPCE também podem ser feitos por servidores públicos de outros entes federados e poderes e pela sociedade em geral.

“A formação contínua dos servidores é o caminho para uma gestão pública mais eficiente, inovadora e comprometida com o cidadão. Na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, temos o propósito de oferecer capacitações que fortalecem competências, estimulam o aprendizado permanente e refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Cada curso, oficina ou programa que desenvolvemos é pensado para preparar o servidor para os desafios do presente e do futuro, contribuindo para que o Ceará siga sendo referência em profissionalismo, transparência e resultados na administração pública”, destaca o diretor da EGPCE, Saulo Braga.

Ceará Um Só

Ainda como parte da formação continuada dos servidores e com o compromisso de estender as boas práticas para além da administração pública estadual, o Governo do Ceará instituiu o programa de governança interfederativa Ceará Um Só, que tem percorrido as 14 regiões de planejamento do Estado levado qualificação para gestores e técnicos municipais em temas como reforma tributária, captação de recursos não onerosos e governo digital.

Cuidado em todas as etapas

O cuidado e a valorização do Governo do Ceará com seus servidores permanece após a aposentadoria. De forma pioneira no Brasil, o Estado criou, em 1990, o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pela Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai) da Seplag-CE.

Com uma programação variada de atividades para garantir o envelhecimento ativo e saudável, o PAI oferece um ambiente único onde quem serviu ao Ceará durante toda a vida pode colocar à mostra novos talentos, iniciar outra carreira e cuidar de si como sempre cuidou do outro.

Recentemente, a Copai expandiu sua atuação e passou a realizar atividades também para servidores ativos. Todo esse cuidado com os servidores se reflete diretamente nos resultados que são entregues à sociedade.

“Na Copai, nosso compromisso é cuidar das pessoas que fazem e fizeram o Estado acontecer. Tradicionalmente voltada aos servidores aposentados, ampliamos nossa atuação para incluir também ações voltadas à saúde e à segurança dos servidores ativos, reconhecendo que o bem-estar precisa estar presente em todas as fases da trajetória funcional. Cada iniciativa que desenvolvemos, seja nos programas de qualidade de vida, de promoção da saúde física e mental, de segurança no trabalho ou de integração social, é uma forma concreta de fazer com que as políticas públicas cheguem com sensibilidade, acolhimento e efetividade a quem mais precisa. Nosso propósito é simples, mas profundo: cuidar de quem cuida, garantindo que cada servidor se sinta valorizado, amparado e motivado a continuar servindo com dedicação e propósito”, declara a coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte.

Mês do Servidor

Em celebração aos servidores da administração pública estadual, o Governo do Ceará realiza, anualmente, durante o mês de outubro, uma programação especial de ações com foco na integração. As ações diversificadas do Mês do Servidor, voltadas aos profissionais lotados em todas as secretarias e órgãos, reconhecem e valorizam os agentes públicos que se dedicam diariamente às políticas públicas direcionadas aos cearenses e ao desenvolvimento do Estado.

“Nosso objetivo, além de integrar e homenagear, é fortalecer os vínculos entre os nossos servidores públicos. Por isso, a cada ano, temos pensado em atividades diferentes e que contemplem o maior número possível de colaboradores. A ideia é evoluir e diversificar ainda mais a programação”, aponta o diretor da EGPCE, Saulo Braga.

Organizado pela EGPCE, neste ano, o Mês do Servidor contou com jogos, ofertas de serviços, corrida de rua e torneio de jogos eletrônicos. A programação conta ainda com a Entrega da Medalha e Prêmio do Mérito Funcional 2025, concedidos anualmente aos servidores que se destacaram por ações relevantes e inovadoras no âmbito da administração pública estadual. A solenidade deste ano será dia 30 de outubro, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

O encerramento da programação ocorrerá no próximo dia 31 de outubro, no Kukukaya (Fortaleza), e contará com desfile da Miss, da Master e do Mister Servidor e apresentação de DJ, a partir das 18h. Logo em seguida ocorrerá o show com a banda Painel de Controle e das cantoras Suzy Navarro (Banda Líbanos) e Monique Pessoa (Forró Sacode).




Fonte: Agência de Notícias do Estado do CE

Compartilhar

Faça um comentário