DECRIN deflagra Operação Virtude
A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da DECRIN (Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência), com a participação das DEAM I, DEAM II, DCA I, DCA II e de todas as Delegacias Circunscricionais do DF, intensifica, hoje (22/10/2025), seus esforços em ações voltadas para a proteção das pessoas idosas, no âmbito da Operação Virtude.
A operação, que ocorre durante todo o mês de outubro, é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal, e de outros órgãos.
Pela manhã, os policiais civis realizaram uma ação educativa em diversos pontos do Distrito Federal, com a distribuição de panfletos orientando os idosos a reconhecerem quando estão sofrendo violência, muitas vezes cometida por pessoas da própria família. Além disso, os panfletos instruem sobre como acionar a PCDF caso venham a ser vítimas de agressões. A campanha educativa também visa informar pessoas de todas as idades, destacando a preparação da Polícia Civil para coibir esses crimes.
No âmbito da operação, a DECRIN cumpriu um mandado de prisão e, nesta tarde, visitou lares de pessoas idosas para a verificação de denúncias de possíveis crimes contra essas vítimas.