Curso de armamento bélico fortalece atuação dos policiais penais nos municípios de Cacoal e Colorado do Oeste
Treinamento prático aprimora habilidades de tiro e regras de segurança
Com intuito de fortalecer a atuação dos profissionais do sistema prisional, o governo de Rondônia promoveu, entre os dias 21 e 23 de outubro, o curso de “Armamento e Tiro”, realizado nos municípios de Cacoal e Colorado do Oeste. A iniciativa reforça a segurança e a eficiência nas ações operacionais desempenhadas pelos policiais penais.
Realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), o curso teve carga horária de 20 horas, distribuídas entre instruções teóricas e práticas, abordando desde fundamentos do tiro, regras de segurança e manutenção preventiva até técnicas de recarga e deslocamento tático.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação continuada dos profissionais de segurança é fundamental para aprimorar a gestão prisional e garantir um atendimento ainda mais seguro e humanizado.
TREINAMENTO ESPECIALIZADO
O curso proporcionou aos policiais penais um treinamento especializado em armamento e tiro, voltado ao domínio técnico do fuzil calibre 5.56 e pistola 9mm, contribuindo para o fortalecimento das competências operacionais e comportamentais dos servidores, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados e na segurança das unidades prisionais do estado.
Durante o curso foram abordados os principais tópicos para a capacitação técnica e tática dos participantes:
- Histórico e evolução das plataformas (AR‑15 → T4) e características do fuzil;
- Nomenclatura, funcionalidades e características da pistola 9mm;
- Montagem e desmontagem; manutenção preventiva;
- Regras e aplicação das normas de segurança; armazenamento;
- Fundamentos do tiro, posições e técnicas de disparo (longa e curta distância);
- Técnicas de recarga: administrativa, emergencial e tática;
- Técnicas de deslocamento, uso de coberturas e barricadas;
- Solução de panes.
Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a formação técnica é fundamental para que os servidores estejam preparados para agir com segurança, responsabilidade e eficiência nas diversas situações que enfrentam no exercício da profissão.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
