Confira a programação de encerramento do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 no Sul de Minas

Publicado em: 30/10/2025 15:15

O Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 encerra em novembro a programação do ano. No mês, serão realizadas seis etapas em municípios produtores de café no Sul de Minas: Santa Rita do Sapucaí (12/11), Três Corações (13/11), Campanha (14/11), Cambuquira (18/11), Ilicínea (19/11) e São José da Barra (26/11).

A série de eventos técnicos, promovida pelo Governo de Minas por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), reuniu diversos representantes da cadeia produtiva do café, incluindo produtores, traders, comerciantes e cooperativas, para uma troca de informações técnicas e de mercado. Todos os eventos do circuito são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no local do evento.

O tema principal do circuito esse ano é ‘Sustentabilidade e Mudanças Climáticas’. “O preço do café subiu no mundo em razão dos problemas climáticos que vêm prejudicando as safras com secas, granizo, excesso de calor e outros desafios. Não temos como controlar o clima, mas existem técnicas para minimizar os efeitos da seca e do calor excessivo”, ressalta o gerente regional da Emater-MG em Lavras e responsável pela organização do circuito, Marcos Fabri.

Falta de mão-de-obra

Outro assunto que tem ganhado bastante destaque no setor é a dificuldade dos cafeicultores de encontrar mão-de-obra no meio rural. “No Sul de Minas, devido à falta de mão-de-obra no campo, o interesse pela mecanização virou uma tendência forte entre os cafeicultores, inclusive cresceu a procura por máquinas que atendem os pequenos produtores”, explica Fabri.

O Circuito Mineiro de Cafeicultura é promovido pela Emater-MG há mais de 20 anos e tem ainda como realizadores a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Mecaf. Os patrocinadores oficiais do evento são Sicoob, Café Brasil, Solo Fértil e Minas Verde. Mais informações sobre as etapas do circuito em novembro podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG dos municípios, onde serão realizados os eventos.

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado de MG

Compartilhar

Faça um comentário