Conferência municipal debate políticas públicas para o fortalecimento do esporte e lazer em Salvador

Foto: Betto Jr / Secom PMS
Texto: Ascom Sempre
Nos dias 29 e 30 de outubro, será realizada a Conferência Municipal de Esportes e Lazer de Salvador – 2025. O evento acontece no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no Edifício Civil Towers, no bairro Costa Azul, e tem como objetivo principal fomentar o diálogo e reunir contribuições para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao esporte e lazer no município.
Promovido pelo Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Salvador (Comels), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), o encontro reunirá representantes de federações, associações, atletas, profissionais da área e demais atores do setor esportivo de Salvador, em uma programação que inclui palestra, grupos temáticos de trabalho e plenária final de propostas.
“A Prefeitura de Salvador tem ampliado significativamente os investimentos na política esportiva, com iniciativas como o Viva Esporte, o Bolsa Atleta Salvador e o programa de Ajuda de Custo para atletas e paratletas. Essa conferência é mais um passo no fortalecimento do diálogo com quem vive o esporte na prática e será fundamental para consolidarmos diretrizes eficazes e inclusivas para o setor”, afirma o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
Para o presidente do Comels, Edvaldo Valério, a realização da conferência municipal marca um importante passo na consolidação das políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer na cidade.
“A conferência é um momento essencial para discutir e fortalecer as políticas públicas de esporte e lazer em Salvador. Após 15 anos sem a realização do evento, retomamos esse espaço de diálogo e construção coletiva que define os rumos do setor. As pré-conferências foram fundamentais para ouvir os diferentes atores e compreender as demandas de cada segmento, servindo como um verdadeiro termômetro para o debate principal. Desde a reativação do conselho há dois anos, avançamos muito, estruturamos uma sede, lançamos o site, cadastramos as entidades e agora realizamos novamente a Conferência Municipal, marcando um novo momento para o esporte em nossa cidade”.
Durante o evento, os participantes irão se debruçar sobre quatro eixos temáticos: ordenamento legal e gestão esportiva; programas e projetos de incentivo; financiamento público para o setor; e mecanismos de controle social. As propostas debatidas e sistematizadas na plenária final irão subsidiar a atuação dos conselhos e dos órgãos públicos municipais na formulação de ações voltadas à promoção do esporte e lazer na cidade.