Compartilhar
Comitiva do Governo de Minas visita maior feira de importação da China
A comitiva do Governo de Minas liderada pelo vice-governador Mateus Simões em missão à China visitou, nesta quinta-feira (06/11), quarta à noite no Brasil, a China Internacional Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação do país asiático.
Organizada anualmente desde 2018 pelo governo chinês, por meio do Ministério do Comércio e pelo governo Popular Municipal de Xangai, a feira é reconhecida mundialmente pelo seu papel na promoção do comércio multilateral.
A missão representa uma oportunidade estratégica para conhecer de perto o mercado chinês, identificar potenciais parceiros comerciais, acessar as principais tendências e inovações globais e ampliar a presença na China.
“A China é o principal parceiro comercial de Minas Gerais. Até maio deste ano, o país foi a principal origem dos produtos importados. Mais que isso: nós somos o estado brasileiro que mais exporta para a China. São 150 municípios que têm produtos exportados para o país. Fortalecer estes laços significa novas oportunidades, mais emprego e renda para os mineiros”, disse o vice-governador Mateus Simões.
China Internacional Import Expo (CIIEE)
A CIEE é aberta a uma ampla gama de setores produtivos, desde alimentos e produtos agrícolas, ao segmento automobilístico, de tecnologia da informação, equipamentos médicos e cuidados com a saúde, entre outros.
Na sua última edição, a feira acolheu mais de 3.400 empresas de 128 países e regiões. Cerca de 800 mil visitantes estiveram no evento, segundo a ApexBrasil. De acordo com a agência, as empresas brasileiras participantes reportaram uma estimativa de US$ 480 milhões em gerações de negócios.
Importação
A China foi a principal origem das importações de Minas Gerais até maio de 2025. As importações mineiras provenientes do país asiático somaram US$ 1,9 bilhão neste período, um acréscimo de 11,9% em relação ao mesmo período em 2024. A participação da China nas importações totais de Minas em 2025 foi de 25,9%.
Os principais produtos importados por Minas Gerais da China foram: compostos heterocíclicos, exclusivamente nitrogênio (4,8%); laminadores de metais e seus cilindros (3,5%); partes destinadas às máquinas e aparelhos de terraplanagem (3,2%); aparelhos elétricos para telefonia ou telegrafia por fios (2,9%); transformadores elétricos, conversores elétricos estáticos, bobinas de reactância e de autoindução (2,8%).
