Comandante do CBMSE participa da COP 2025 e Reunião da Ligabom em SP
27 de outubro de 2025, 11:03
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), coronel BM Fábio Cardoso, participou do Congresso de Operações Policiais (COP) 2025, realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, em São Paulo/SP. Além de acompanhar palestras de grandes especialistas da área de segurança pública da América Latina, ele cumpriu uma agenda técnica, de troca de experiências sobre respostas integradas a emergências, gestão de recursos e capacitação operacional.
“Tivemos a reunião dos Conselhos Nacionais dos Comandantes Gerais da Polícia Militar e dos Corpos de Bombeiros, em que discutimos temas relacionados aos militares estaduais, visando sempre o fortalecimento das instituições, a manutenção de prerrogativas e garantias constitucionais dos militares estaduais. Em seguida, tivemos reunião do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), oportunidade em que abordamos articulações para melhorias dos trabalhos operacionais em todo o país, com foco na padronização. A estratégia é estarmos cada vez mais integrados e fortes no cenário nacional”, explica o comandante.
O congresso, de cunho internacional, teve como tema inteligência artificias e reuniu autoridades, especialistas e operadores da área para debater inovações e fortalecer a cooperação entre forças estaduais e federais em prol da redução de riscos e melhoria da segurança da população. Segundo o coronel Fábio Cardoso, as deliberações foram tomadas principalmente no campo estratégico, visando padronização e fortalecimento.
“Tudo vai ser passado para os Comitês trabalharem as demandas. Com isso, teremos um retorno de produção de conhecimento mais padronizada e integrada, visando garantir aos Corpos de Bombeiros credibilidade e confiança. A participação em eventos como este reforça o compromisso da corporação sergipana com a modernização de procedimentos e com a adoção de boas práticas para garantir a eficiência das nossas equipes no atendimento a sinistros e tragédias”, ressalta.
Por: Ascom/CBMSE
