Compartilhar
Com novas leis de Coronel Adailton, dois eventos são incluídos no calendário oficial
No último dia 22, dois autógrafos aprovados pelo Parlamento goiano e assinados pelo deputado Coronel Adailton (SD) alcançaram o status de legislação. Trata-se da Lei Estadual nº 23.755, a qual declara a Festa do Carreiro de Portelândia como patrimônio cultural imaterial goiano e a inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. Além dela, da Lei Estadual nº 23756, que inclui o Encontro Motociclístico de Hidrolândia no calendário oficial de Goiás.
História
A Festa do Carreiro, que anualmente celebra a figura dos carreteiros, é um dos eventos mais emblemáticos do município de Portelândia, no Sudoeste goiano. Na justificativa do texto aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás, Adailton explicou que os carreteiros são figuras históricas que tiveram um papel essencial no desenvolvimento econômico e social da região.
No passado, contextualizou, os carros de boi eram um dos principais meios de transporte de mercadorias e insumos agrícolas, e garantiram o abastecimento e o progresso das cidades do interior. “Ao resgatar essa tradição, a festa mantém viva a memória daqueles que ajudaram a construir o município.”
Sempre no terceiro final de semana de maio, o festejo reúne dezenas de milhares pessoas durante três dias. A programação inclui desfile de carros de boi, apresentações musicais, atividades culturais, exposições de artesanato e culinária típica, além de momentos religiosos e de confraternização entre os moradores.
Integração
Realizado anualmente em agosto, o Encontro Motociclístico de Hidrolândia promove uma oportunidade de confraternização entre o público-alvo, além de programação para a comunidade em geral e de ações em prol da sociedade.
O encontro conta com shows; área de alimentação; venda de produtos voltados tanto aos motociclistas quanto ao artesanato local e área destinada ao público infantil, com brinquedos e monitores para acompanhar as crianças.
“O evento tem sido um grande gerador de renda para o município, visto que movimenta desde o comércio local ao setor hoteleiro e turístico de toda a região”, ressaltou Adailton no projeto que deu origem à nova lei.
No aspecto social, arrecada alimentos que são destinados a entidades filantrópicas que atendem à população em situação de vulnerabilidade. Adicionalmente, conta com palestras sobre direção segura para os motociclistas, combate ao cerol e campanhas de doação de sangue.