Compartilhar
CGE de Santa Catarina participa da 2ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias em Brasília
Foto: Divulgação/CGU
A Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE-SC) esteve presente na 2ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias de 2025, realizada nesta semana, no auditório da Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília (DF). O encontro contou com a participação do Controlador-Geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento e da Corregedora-Geral, Fabiana Borges, representando Santa Catarina.
A Rede de Corregedorias é uma iniciativa do Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR), da CGU, que reúne representantes das corregedorias-gerais dos Estados e do Distrito Federal, além de órgãos equivalentes de outros poderes e esferas de governo. O objetivo é fortalecer a atuação correcional no país, promovendo a troca de experiências, a padronização de procedimentos e a construção de estratégias conjuntas voltadas ao aprimoramento da integridade e da gestão pública.
Durante o encontro, foram apresentadas boas práticas e resultados das corregedorias estaduais, além de discutidas novas diretrizes para a ampliação da Rede, que tem se consolidado como um espaço de cooperação técnica e institucional.
Além da participação na reunião, os servidores da CGE-SC também integram o Encontro Nacional de Corregedorias, que ocorre paralelamente ao evento e segue até esta quinta-feira, 6 de novembro. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as atividades correcionais na administração pública e capacitar os servidores que atuam na área, ampliando o conhecimento técnico e o intercâmbio de experiências entre os órgãos de controle de todo o país.
“A integração entre os órgãos de controle é fundamental para o fortalecimento da administração pública. Quando compartilhamos experiências e construímos soluções conjuntas, ganham a transparência, a ética e, principalmente, o cidadão”, destacou Freibergue Rubem do Nascimento, Controlador-Geral do Estado de Santa Catarina.
“Participar da Rede de Corregedorias é uma oportunidade de aprendizado e troca que fortalece a atuação correcional em todo o país. É assim que aprimoramos nossos processos e garantimos cada vez mais eficiência e justiça nas apurações internas”, ressaltou Fabiana Borges, Corregedora-Geral do Estado de Santa Catarina.
Também marcaram presença no evento, representando a CGE-SC, os servidores: Aline Sonai Gerente de Responsabilização de Agentes Públicos, Alexandre Vissotto, Gerente de Responsabilização de Entes Privados e Combate à Corrupção e Amanda de Abreu, Corregedora da SES.
A presença da CGE-SC reforça o compromisso de Santa Catarina com a transparência, a ética e o fortalecimento dos mecanismos de controle interno, alinhando-se às melhores práticas nacionais em governança e integridade pública.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Texto: Grasiele Aguiar
Controladoria-Geral do Estado- CGE
Fone: (48) 3664-5645
E-mail: ascom@cge.sc.gov.br
