Rafaela Leite – Ascom SPS – Texto
Ascom SPS – Foto
Odenizia Magalhães tem 33 anos e frequentou a escola até a última etapa do Ensino Fundamental. “Eu estudei até o nono ano porque engravidei e fiquei com vergonha, aí parei, mas sempre quis voltar”, conta ela, que é uma das inscritas para a primeira turma do Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA), no Zona Viva Jangurussu.
Moradora do Conjunto Residencial José Euclides, ela explica que as responsabilidades familiares, o trabalho e a distância muitas vezes dificultam o acesso à educação para adultos. “Eu vejo que aqui tem muitas famílias carentes e o Zona chegou como uma oportunidade para os jovens daqui. Muitas vezes a gente tem receio de sair de um bairro para o outro, e o Zona traz esses cursos pra perto da gente, possibilita que a gente se capacite”, reflete. “Eu queria ter terminado há muito tempo. Hoje eu poderia ter um emprego melhor, estar numa faculdade, ter mais possibilidades de trabalho. Agora que a oportunidade chegou, não vou deixar escapar”, completa.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Proteção Social (SPS) e da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), e visa ampliar o acesso ao ensino para jovens e adultos que não concluíram o ciclo básico de aprendizagem. Até agora, já são 58 adultos inscritos, mas interessados ainda podem se inscrever. O serviço acontece no Zona Viva do Residencial José Euclides, atendendo a população do conjunto habitacional e de áreas vizinhas.
A coordenadora do Zona Viva Jangurussu, Camila Silveira, explica que o espaço é um equipamento de cultura, tecnologia e qualificação profissional, e a parceria com o CEJA surgiu por uma necessidade. “Quando nós começamos a ofertar cursos básicos, no período de matrículas, vimos que os nossos alunos e alunas não tinham o nível de escolaridade elevado. Então a gente precisava melhorar esse capital intelectual deles, para que fosse um fortalecimento do que a gente chama de trilha do conhecimento”, pondera.
“Queremos que nossos beneficiários, para além do curso de qualificação profissional, saibam ler e escrever, tenham informática básica, saibam usar as redes sociais para vender os seus produtos, os seus negócios. Então, contextualizamos isso e, pela primeira vez na história do CEJA, a gente vai funcionar como um anexo da escola, para que a gente possa estar executando o CEJA aqui dentro”, finaliza.
Coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio na Seduc, Iane Nobre explica que a parceria busca oferecer escolaridade na modalidade semipresencial, possibilitando horários flexíveis para os alunos frequentarem o CEJA de acordo com sua disponibilidade de tempo e interesse. “A nossa expectativa é elevar a escolaridade do público dessa região, para melhorar as condições de empregabilidade, o nível de satisfação e poder contribuir com o trabalho do Zona Viva”, destaca.
Inscrições
Podem se inscrever para o ensino fundamental pessoas a partir dos 15 anos de idade, e para o ensino médio, o aluno deve ter no mínimo 18 anos. No ato de matrícula, o candidato deve apresentar histórico escolar (original) ou declaração original atualizada da última série que você estudou; RG ou certidão de nascimento (caso não tenha o RG o aluno deverá apresentar outro documento com foto); CPF; comprovante de residência com CEP; duas fotos 3×4; e comprovante ou número do Bolsa Família.
Sobre o CEJA
O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) tem como finalidade a oferta de escolarização, em nível de Ensino Fundamental – anos finais e de Ensino Médio – para os jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade própria e que desejam retornar à escola para dar continuidade a seus estudos.
O funcionamento dos CEJA se diferencia das outras escolas da rede pelo seu formato de ensino, tempo de funcionamento e estratégias pedagógicas utilizadas com o intuito de melhor se aproximar das necessidades do público. O atendimento ao aluno em CEJA poderá ser realizado de janeiro a dezembro e, de 2ª a 6ª feira, nos três turnos; A matrícula do novo aluno poderá ser efetuada em qualquer período do ano.
Serviço:
Educação para Jovens e Adultos (CEJA) no Zona Viva Jangurussu
Endereço: Zona Viva fica localizado no Residencial José Euclides (Rua A, Quadra 10B, Bloco 07 – Jangurussu)
Formulário de matrículas: https://forms.gle/kTaHuUbip4UPEphs7
Fonte: Governo do Estado do Ceará