InícioCEARÁUrca recebe mais de 300 fósseis resultantes de ação da PF

Urca recebe mais de 300 fósseis resultantes de ação da PF

Mais de 300 fósseis apreendidos em operação da Polícia Federal foram repassados à Universidade Regional do Cariri (Urca), nessa quarta-feira (18), durante solenidade com a presença do Ministério Público Federal (MPF), Superintendência da Polícia Federal (PF), Superintendência do Geopark Araripe e a direção do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, além da administração superior Urca. O material ficará sob a salvaguarda do Museu e poderá ser disponibilizado para pesquisas científicas. Atualmente, o equipamento desenvolve a campanha permanente Lugar de Fóssil é no Museu. Na ocasião, foi assinado o termo de entrega para repasse das peças.

A solenidade de entrega oficial dos fósseis aconteceu na sede do Geopark Araripe, no Crato. O material foi apreendido durante a operação denominada Santana Raptor, que investiga pesquisadores, mineradores, empresários e atravessadores de fósseis extraídos da Chapada do Araripe. Segundo a PF, ainda estão sendo levantadas informações sobre os envolvidos no caso, para a conclusão do inquérito.

O material corresponde a peças raras que foram apreendidas ano passado, através de mandados de busca e apreensão em Nova Olinda, Santana do Cariri e no Rio de Janeiro. Peças bem preservadas como libélulas, plantas, a exemplo de samambaias e pterossauros, foram repassadas à Urca. São fósseis do período cretáceo, com mais de 110 milhões de anos. As investigações que culminaram na apreensão foram iniciadas em 2017.

 

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA