InícioCEARÁUnidades de saúde realizam programação para celebrar Dia Mundial de Segurança do...

Unidades de saúde realizam programação para celebrar Dia Mundial de Segurança do Paciente

Bruno Brandão (HGWA), Isabelle Azevedo (HRSC), Márcia Catunda (UPAs), Teresa Fernandes (HRN) e Valéria Alves (HRC) Texto
Teresa Fernandes Fotos

Campanha Setembro Laranja busca reforçar a importância do cuidado para a redução de danos evitáveis

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro. Durante todo este mês, no entanto, diversas ações são realizadas nas unidades de saúde em alusão à campanha. O objetivo da data é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. O Setembro Laranja, portanto, busca reforçar a importância do cuidado para a redução de danos evitáveis.

As unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) estão com programação desde o início desta semana. Na segunda-feira (13), uma live foi realizada no canal do Instituto no YouTube com a participação de duas convidadas: Marina Gassen, especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica, e Vanessa Mantovani, doutora em Enfermagem e especialista em Cardiologia. Ambas são facilitadoras do Projeto Paciente Seguro, do Hospital Moinhos de Vento.

Parte da programação será unificada e outra será realizada por cada unidade. Neste ano, o tema da semana é “Amor pela Vida Refletido no Cuidar” e objetiva conscientizar colaboradores sobre a importância das práticas de segurança, bem como promover a troca de conhecimento entre os participantes.

Eventos adversos

Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso. Por isso, as práticas de segurança são importantes para garantir a redução de danos evitáveis ao mínimo aceitável, além de permitir reconhecer potencialidades e fragilidades que nortearão ações de melhorias de modo a construir uma cultura positiva e forte dentro das instituições de saúde.

Nessa terça-feira (14), houve a cerimônia de empossamento dos membros da Comissão de Segurança do Paciente (Cosep) e do Comitê de Segurança do Paciente (CSP) em todas as unidades.

Programação das unidades

No Hospital Regional Norte (HRN), a programação contará com blitze sobre a sepse nos setores assistenciais e de obstetrícia, com a finalidade de prover momentos de sensibilização das equipes no que se refere à prevenção de quedas. Um refletor será colocado para iluminar de laranja a fachada do hospital, referindo-se à semana de segurança do paciente.

No Hospital Regional do Cariri (HRC), os colaboradores são convidados a participar de diversas atividades ao longo da semana. Foi organizada uma gincana, onde as equipes deverão competir entre si. O principal benefício da brincadeira será a troca de conhecimentos, mas a equipe vencedora também vai ganhar um prêmio surpresa.

Ações do Dia Mundial de Segurança do Paciente permitem reconhecer potencialidades e fragilidades que nortearão práticas de melhorias de modo a construir uma cultura positiva e forte dentro das instituições de saúde

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), durante toda a semana serão realizadas oficinas com os colaboradores dos serviços de apoio à assistência para que eles possam refletir sobre a contribuição do seu trabalho para a segurança do paciente. Nesta quarta-feira (15), como parte da programação do projeto Trilha da Liderança, os gestores devem participar de uma oficina sobre Segurança do Paciente, realizada em parceria com a Diretoria de Gestão Estratégica (DGE) do ISGH.

O Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp) do ISGH visitará as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Praia do Futuro, Cristo Redentor e Autran Nunes nesta quarta (15). Na quinta-feira (16), as unidades visitadas serão UPA Canindezinho, UPA Conjunto Ceará e UPA Itaperi. Encerrando a semana, na sexta-feira (17), a comissão irá às UPAs José Walter, Jangurussu e Messejana para promover aprendizado e conscientização aos colaboradores por meio de dinâmicas e jogos interativos.

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), todos os colaboradores da Comissão vestiram a camisa personalizada na cor laranja, tema da campanha. Luzes da mesma cor também clareiam a fachada da unidade em menção à data. No decorrer da semana, rondas explicativas ocorrem no hospital por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Na quinta-feira (16), será realizado um simulado realístico sobre os protocolos de segurança. Na sexta-feira (17), o encerramento será com uma decoração especial no refeitório em referência à semana.

Curso da ESG

Diante da programação, a Escola de Saúde e Gestão (ESG) lançou neste mês o curso “Identificação de Riscos e Práticas de Segurança do Paciente”. O intuito é promover continuamente um ambiente seguro que influencie comportamentos e gere resultados de segurança tanto para profissionais de saúde, como para pacientes.

“Antes, era comum os profissionais de saúde agirem após uma notificação de evento. Hoje, tornou-se fundamental agir de forma preventiva para garantir a segurança do paciente. Vamos falar da importância de notificar os eventos adversos, prazos, o que notificar, entre outros fatores para alcançar as boas práticas de segurança do paciente”, explica a professora Djane Filizola.

No curso, serão abordados os riscos, eventos adversos e os principais aspectos para estabelecer e manter uma cultura de segurança do paciente. As inscrições estão abertas.

 

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA