InícioCEARÁTorneio de sustentabilidade contribui para o aumento dos materiais reciclados no HGWA

Torneio de sustentabilidade contribui para o aumento dos materiais reciclados no HGWA

Bruno Brandão – Ascom Secult Ceará – Texto e Fotos

Registro de alguns modelos de roupas usados no desfile utilizando materiais que seriam descartados

O projeto de sustentabilidade que vem ocorrendo no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), tem estimulado e engajado a mensagem da importância da reciclagem e cuidado com o meio ambiente dentro do ambiente hospitalar. Dentro da proposta de ações, através de um torneio, foi realizado um desfile, com o uso de roupas utilizando materiais que iriam para o descarte. A proposta é mostrar aos colaboradores que o encaminhamento correto de resíduos pode contribuir de diversas formas. Somente em 2024, já foram reciclados cerca de seis toneladas de papelão, 980 kg de papel branco, mais de 480 kg de plástico e 163 kg de pilhas e baterias. Os materiais são separados pelos setores, levados para a guarda correta, onde acontece a pesagem, e enviados para a logística do reaproveitamento.

Com a chegada do Junho Verde, mês dedicado à sensibilização e conscientização ambiental, o projeto da sustentabilidade que deve seguir até o final do ano no HGWA deve ganhar ainda mais notoriedade. O coordenador da Engenharia Clínica, Marcelo Acioli, teve o seu setor como ganhador do desfile da sustentabilidade. Ele explica que a equipe usou a arte do macramê com materiais que iriam para o lixo, como o cabo azul de eletroencefalograma.

“O projeto tem estimulado a consciência para a destinação correta de resíduos, como também a criatividade em nosso setor. Na última etapa, nossa colaboradora Janiely Faustino elaborou uma roupa e uma bolsa, com uma criatividade e complexidade de detalhes que impressionou, utilizando materiais que seriam descartados. A criação é um exemplo de como podemos reutilizar materiais para os mais diversos fins, de forma criativa, bonita e sustentável”, pontua.

Foi assim também com o setor da Nutrição. Eles usaram tampas de potinhos que não serviam mais de material plástico para criar uma roupa sustentável. “Nossa roupa foi pensada para representar o máximo de materiais usados pelo núcleo de nutrição e dietética que podem ser reciclados. Com isso, transformamos o avental descartável e os plásticos das embalagens em bolsa e vestido, as tampas e papel em decoração da vestimenta, papelão transformou-se em sandália, as latas e embalagens das dietas formaram a base para o plantio de mudas, não esquecendo da compostagem que é desenvolvida a partir dos nossas cascas e pó de café. Com isso, contemplamos todos os materiais e demonstramos que podemos ser mais sustentáveis reduzindo a produção de lixo”, explica a coordenadora de Nutrição do HGWA, Carolina Drummond.

Outro destaque foi a roupa elaborada pela clínica cirúrgica, que fez um avental completo com material de TNT, adquirido das mantas de invólucro das bandejas cirúrgicas. Mostrando inclusive a possibilidade da criação de um fardamento completo com material reciclável, gerando impacto positivo no meio ambiente, reduzindo a quantidade de resíduos têxteis enviados para os aterros.

O HGWA possui uma Comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRS). A reciclagem, seguindo a coleta seletiva, já é feita na unidade, entretanto, o projeto vem como uma forma de expandir ainda mais e evitar desperdícios. Desde o início do torneio, todos os setores participantes possuem uma caixa onde são colocados os papéis brancos, da área administrativa, e os materiais que podem ir para a reciclagem na assistência (seringas de 20ml, sem manipulação de sangue ou antibióticos, tampinhas de antibióticos e frascos de soro seco, sem sangue). Uma comissão passa semanalmente nos setores para observar o descarte correto e pontuar cada setor.

A diretora administrativa da unidade, Carla Fonteles, reforça que o principal intuito é promover o desafio para que todos os integrantes da unidade possam pensar como agregar positivamente no meio ambiente. Ela lembra ainda que o planejamento estratégico do HGWA traz como meta para os próximos anos ser reconhecido nacionalmente como uma instituição que trabalha com a promoção da responsabilidade socioambiental e o projeto vem como uma forma de despertar ainda mais para esse tema.

O setor de guarda dos resíduos, que são separados por materiais e enviados para a reciclagem

“O torneio vem com o propósito de conscientizar o nosso público de colaboradores, pacientes e acompanhantes e de um modo geral das pessoas que circulam no hospital da importância da segregação correta do resíduo hospitalar. Em paralelo, trazemos a importância da sustentabilidade, do reciclado e o quanto podemos, a partir desse resíduo que é gerado, reciclar. O desfile veio para que pudéssemos estimular as equipes de todos os setores que estão participando, a criar uma peça, um acessório, a partir do reciclado que é produzido exclusivamente em nosso hospital. Tudo isso mexe com o engajamento, com a criatividade e o educar”, destaca.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA