InícioCEARÁSPS oferta aulas de música gratuitas no Parque Aloísio Lorscheider

SPS oferta aulas de música gratuitas no Parque Aloísio Lorscheider

Sheyla Castelo Branco – Ascom SPS – Texto
Mariana Parente – Foto

As aulas acontecem todos os dias da semana e são para todas as idades

Ouvir “Aquarela” na flauta do João, de 8  anos, é voltar ao passado e visitar a infância. O menino toca com a alma e conta que o som da flauta o acalma e faz com que ele consiga ir para outras dimensões. Enquanto João aprende música, sua imaginação cresce e o mundo se torna um lugar mais bonito, colorido, assim como na música do Toquinho. A mãe de João, Fernanda Paes, conta que ele frequenta as aulas há mais de um ano e meio e que funciona também como uma terapia. “Meu filho foi diagnosticado com autismo leve e TDAH, e percebo o quanto as aulas de música, tanto de flauta, quanto de teclado, têm ajudado na concentração dele, na sua desenvoltura como um todo”, reforça Fernanda.

“As aulas de música me ajudaram a ter mais concentração em tudo que eu faço e também aprendi com meu professor que tudo pode ser consertado. Não tem nenhum erro que a gente não possa voltar atrás e fazer melhor”, conta Joãozinho, que é um dos alunos das aulas de música oferecidas gratuitamente para todas as idades, no Parque Dom Aloísio Lorscheider, que fica no Itaperi.

O equipamento, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), vem mudando a vida de crianças e adultos que moram no entorno do parque. Ao lado do João, Rebeca Lima, de 10 anos, também se destaca ao tocar o teclado com desenvoltura. “Escolhi o teclado porque acho o som dele muito bonito, e já consigo tocar algumas músicas do Alceu Valença, que acho muito legais”, explica Rebeca.

Além das crianças, o grupo de mulheres tem sido assíduo nas aulas de música. Juliete Duarte, 57, tem uma banquinha de bijuterias que fica no parque, e quando soube que as aulas de música eram gratuitas, decidiu participar. Conta que já vem aprendendo muito nas aulas de violão. “Decidi unir o útil ao agradável e já que trabalho aqui mesmo e sempre tive vontade de aprender a tocar violão, aproveitei a oportunidade. Fico até emocionada de falar sobre isso, porque não sou daqui, vim do Rio de Janeiro e precisava de um espaço onde também pudesse me sentir acolhida, e encontrei esse acolhimento aqui no Parque e com as colegas da minha turma e com o professor”, lembra Juliete.

Sida Rocha, 47, mora no bairro vizinho e explica que quando conheceu o parque fez curso de Informática, e logo depois, decidiu fazer aulas de música. “Faço aula de teclado há quatro meses e tenho aprendido muito nesse período. Melhorei minha coordenação motora e hoje sinto mais calma, sou bem mais tranquila depois que entrei nesse curso”, pontua Sida, que faz aulas de teclado ao lado da filha, Gabriela Yasmin, de 12 anos.

Para o professor de música do parque, Jonata Rodrigues, a ideia é criar uma orquestra de cordas e de teclas. “Tem sido muito gratificante ensinar alunos de diferentes idades e ver o quanto a música consegue potencializá-los e traz um novo significado para a vida de cada um deles”, reflete o professor.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que toda a população, não só do bairro do Itaperi, mas de todos os bairros vizinhos, estão convidados a conhecer e frequentar o parque Dom Aloísio Lorscheider. “Temos aqui um público bem diverso, desde senhoras que aqui encontram atividades físicas, acolhimento, até adultos, crianças e adolescentes. Nossa oferta de atividades é muito vasta, queremos qualificar, mas também ofertar lazer, possibilidades de diversão, de cuidado com a saúde mental para todas as pessoas”, pontua a gestora.

No espaço, também é possível ter um atendimento com psicólogas e assistentes sociais, que fazem atendimentos e encaminhamentos para a comunidade. A coordenadora pedagógica do parque, Daniela Alves, frisa que as aulas de ginástica e de forró são um verdadeiro sucesso e já têm um público fiel. “É muito bonito ver como esse espaço se consolidou como uma segunda casa para os moradores do Itaperi e dos bairros vizinhos. Para todas as pessoas que tiverem interesse em participar  das atividades, podem vir até a administração do parque para fazer sua inscrição, que serão muito bem recebidas”, reforça Daniela.

Aulas e horários

Ukulele, Flauta e Violão
Segunda, quarta e sexta: Manhã: das 9h às 12h e Tarde: das 13h às 15h
Terça e Quinta: Manhã: das 9h às 12h e Tarde: das 13h às 15h
Sábado: 8h às 10h

Serviço

Inscrições oficinas de música no Parque Dom Aloísio Lorscheider
Quando: segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas
Local: Parque Dom Aloísio Lorscheider (Avenida Bernardo Manuel, 10080 – bairro Itaperi)

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA