O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulga o resultado do chamamento público para a compra de testes rápidos de antígeno para Covid-19. O documento é amparado pelos termos da Lei Federal nº 8.666/1993. A empresa ProHospital Comércio Holanda LTDA foi a selecionada, com 110 mil testes ofertados, somando o valor total de R$ 2.968.900,00.
A contratação terá prazo de 30 dias, a partir da data de apresentação. No edital de nº 001/2021 foi exigido a proposta dos valores unitários e total dos testes, já considerando todos os tributos, fretes, tarifas e despesas.
Participaram também da seleção as empresas: Vyttra Diagnóstico Importação e Exportação S.A, a Medlevensohn Comércio e Representações de Produtos Hospitalares LTDA, Reobote Hospitalar Eireli-Me e TS Comercial de Medicamentos e Representação.
Testes rápidos de antígenos
Os testes rápidos de antígenos são comumente utilizados no diagnóstico de patógenos respiratórios. Tratam-se de imunoensaios que detectam a presença de um antígeno viral específico, o que indica infecção viral atual. Os testes de antígeno estão atualmente autorizados para serem realizados em amostras de swab respiratório, colocadas diretamente no tampão de extração do ensaio ou reagente.