InícioCEARÁSeminário que debate criação da primeira Unidade de Conservação dos açudes da...

Seminário que debate criação da primeira Unidade de Conservação dos açudes da RMF ocorre nesta quarta (21)

Ana Luiza Soares – Ascom Cogerh – Texto

Em mais um passo rumo a criação da primeira Unidade de Conservação que abrange os três principais açudes da região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) vai promover um Seminário de Divulgação sobre o tema na próxima quarta-feira, 21 de julho, às 9h. O projeto é realizado com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O evento, intitulado Seminário de Divulgação da Proposta de Criação de Unidade de Conservação Estadual nos Açudes Pacoti, Riachão e Gavião, será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Sema no YouTube e terá uma programação focada em informar à sociedade sobre os detalhes do estudo que será realizado para a criação da Unidade, as etapas de implementação do projeto e a importância do espaço para a proteção dos recursos hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza.

Comitês de Bacias Hidrográficas, estudantes, órgãos públicos e sociedade em geral poderão participar do seminário e fazer contribuições ao tema no âmbito da criação da Unidade de Conservação.

Para o Diretor Presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, a primeira Unidade de Conservação de reservatórios da RMF será um legado para a população e ajudará a proteger e preservar os reservatórios inseridos na região metropolitana de Fortaleza. “O espaço também vai contribuir para evitar os usos irregulares e assegurar o abastecimento da região metropolitana”, reforçou o Presidente.

Saiba como participar do Seminário

Link para transmissão ao vivo do Seminário – Canal da Sema 

Link para inscrições (necessário para emissão de certificado de participação): https://bit.ly/2SEgbIN

Link para baixar o zoom https://zoom.us/support/download

Sobre o Projeto

O projeto da Unidade de Conservação contempla os três principais açudes da RMF: Pacoti, Riachão e Gavião e abrange uma área de 173 km². A Unidade percorrerá os municípios de Pacatuba, Itaitinga, Guaiuba, Aquiraz, Horizonte e Pacajus.

Os estudos de implementação do projeto serão divididos em cinco etapas, distribuídos em fases, tais como: Plano de Mobilização Social, Levantamentos do Meio Físico, Biótico, Socioeconômico e Fundiário, Levantamento dos Impactos Ambientais e Consultas Públicas.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA