InícioCEARÁSemana Estadual de Proteção Animal começa com inauguração do Cantinho dos Cães...

Semana Estadual de Proteção Animal começa com inauguração do Cantinho dos Cães no Adahil Barreto



Neste domingo, Dia Mundial dos Animais, uma solenidade marcou a abertura da Semana Estadual de Proteção Animal (SEPA) 2020, promovida pelo Governo do Ceará e realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani), com apoio da Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas). “Hoje, Dia de São Francisco, padroeiro dos animais, estamos convidando a sociedade para celebrar a vida animal em todas as suas formas. Temos vários desafios nesta área, como, por exemplo, a criação de abrigos públicos para animais. No tocante à fauna silvestre, a Semace já propôs ao Ibama assumir o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), e queremos construir um no Cariri”, explicou o titular da SEMA, Artur Bruno, enquanto realizava a inauguração do Cantinho dos Cães, na área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó.

A reitora da Uece, Josete Sales, reforçou a importância da parceria entre academia e sociedade. Já o deputado estadual Acrísio Sena, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, adiantou que quer incentivar a criação de coordenadorias de proteção animal nos municípios com mais de 50 mil habitantes. Também presentes à solenidade a advogada Geórgia Carioca, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB; a Inspetora Eliziane Holanda, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente; o tenente Israel, do Batalhão de Política Militar Ambiental, além da Thaís Câmara, do Coani, e Ulisses Rolim, da Coeas.

A SEPA 2020 acontece no período de 4 a 10 de outubro e traz como tema central, a “Fauna Silvestre do Ceará”. O objetivo é conscientizar a sociedade cearense sobre a importância de proteger os animais silvestres e domésticos e ampliar a discussão sobre o tema, e em especial, discutir a questão das espécies da fauna cearense, ameaçadas ou em perigo de extinção, e as estratégias de conservação das mesmas.

O professor Marcelo Soares, cientista-chefe da SEMA e da SEMACE, explicou a metodologia de construção do “Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Ceará”, uma lista dos animais ameaçados de extinção, mapeando as principais áreas no Estado, cujo georreferenciamento será disponibilizado à sociedade. O projeto do livro será conduzido pelo professor Hugo Fernandes, da UECE.
Será uma semana recheada de atividades. A maioria delas, por meio de plataformas digitais.

Fonte: Governo CE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA