InícioCEARÁSemana da Pessoa Idosa tem atividades e serviços para acolhidos do Abrigo...

Semana da Pessoa Idosa tem atividades e serviços para acolhidos do Abrigo Olavo Bilac

Sheyla Castelo Branco – Ascom Casa Civil – Texto
Mariana Parente – Casa Civil – Fotos

O Abrigo dos Idosos está em festa. Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1° de outubro, o equipamento está realizando uma semana de atividades, com Olímpiadas dos Idosos, caminhadas, exposições, apresentações de teatro e serviços de saúde com ações do Outubro Rosa. Ao todo, a unidade abriga 75 idosos e conta com uma equipe multidisciplinar composta por cuidadores, equipe de apoio e profissionais de saúde.

Francisco de Assis, 70, o “Assis”, como é conhecido no Abrigo Olavo Bilac, é um artista. Ele pinta as várias gravuras que recebe todos os dias da terapeuta ocupacional e exibe com orgulho as pinturas que faz para os outros idosos. Assis foi surpreendido nesta programação da Semana do Idoso, com uma exposição dos seus trabalhos em uma sala do abrigo, que ficou intitulada de “O Mundo de Assis”.

Marta Oliveira, terapeuta ocupacional do abrigo, lembra que seu Assis era mais fechado, não socializava com outros idosos, mas após começar a pintar e ver seus trabalhos sendo apreciados, foi, aos poucos, mudando. “O Assis desabrochou com a pintura, primeiro fazia só pinturas de times, porque ele ama futebol, e depois passou a pintar as gravuras de mulheres que eu trago todos os dias para que ele desenvolva sua arte, sua expressão”, pontua a profissional, que desenvolveu uma relação de muita amizade e confiança com os idosos do abrigo.

“Amo pintar, aqui nessa sala de exposição tem tudo que eu mais gosto, pinturas, arte e futebol”, conta Assis, feliz em ver seu trabalho sendo valorizado. Além da exposição do seu Assis, a Semana do Idoso realizou uma caminhada com os idosos dentro do próprio abrigo, um dia de Olimpíadas com basquete e vôlei adaptados, serviços de saúde com ações do Outubro Rosa, um momento de relaxamento com escalda pés, e a confraternização com os familiares dos abrigados que estão em fortalecimento de vínculos.

Dona Maria Bernardo, 79, e seu Francisco Bonfim, 70, participaram ativamente da Olimpíada dos Idosos. O entusiasmo dos dois é fruto do trabalho da terapia ocupacional, dos exercícios na academia adaptada e na hidroginástica, e demais atendimentos com psicólogos e psiquiatra. Marta lembra que antes, dona Maria Bernardo não tinha muita coordenação motora, mas depois que passou a pintar, melhorou muito seus movimentos, sua interação com os outros idosos e cuidadores.

“O seu Francisco só queria ficar na cadeirinha dele, não se animava de participar das atividades, e hoje é o primeiro da fila para jogar, pintar, uma transformação linda que aconteceu com ele, bonito de ver. Dá um orgulho danado saber que é fruto do trabalho que fazemos com eles aqui no abrigo”, complementou a terapeuta ocupacional.

A diretora do Abrigo Olavo Bilac, Paula Castelana, destaca que a ação é uma forma de mostrar para os idosos o quanto eles são importantes e de criar momentos em que eles exerçam sua autonomia, como no esporte, na exposição das pinturas do seu Assis e no contato com os familiares. “É muito lindo ver que coisas muito simples fazem toda a diferença para cada um dos nossos idosos. Se sentir visto, valorizado, motiva eles a serem mais autônomos, a não pararem de produzir, criar, pintar. Essa semana está sendo muito proveitosa tanto para eles, quanto para os profissionais que trabalham nesta unidade de acolhimento do Estado, porque todos nós aprendemos juntos sempre.”, reiterou a diretora do equipamento.

Equipe Multidisciplinar

O Abrigo Olavo Bilac conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista, geriatra, psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista, cuidadores, fonoaudiólogo, equipe de apoio e farmacêutica.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA