InícioCEARÁSema encerra Junho Ambiental 2024 com 1ª Corrida da APA de Baturité...

Sema encerra Junho Ambiental 2024 com 1ª Corrida da APA de Baturité e atividades ao ar livre

Ascom Sema – Texto e Fotos

No último sábado (29), no Maciço de Baturité, a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, comandou as atividades de encerramento do Junho Ambiental 2024. As atividades ao ar livre começam cedo da manhã, às 6h, com a Observação de Aves. Foi mais uma edição do Vem Passarinhar.

Depois, às 7h, dezenas de corredores participaram da largada da 1a Corrida da APA da Serra de Baturité. A concentração aconteceu na sede administrativa das Unidades de Conservação estaduais no Maciço, no Sítio Cocão, no Pico Alto. O evento faz parte do Circuito de Corridas pela Natureza, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SEMA.

Além de Vilma Freire, estiveram presentes a Prefeita de Guaramiranga, Roberlândia Ferreira; a secretária do Meio Ambiente do município Natália Correia Almeida; o Secretário de Planejamento e Gestão Interna da
SEMA, Gustavo Vicentino; e o Gestor das Unidades de Conservação estaduais no Maciço de Baturité, Wlademir Theotônio.

Em solenidade que aconteceu após a corrida e entrega das medalhas, Vilma Freire fez pronunciamento e ressaltou que o Junho Ambiental, este ano, teve como tema Justiça Climática, e contou com a participação efetiva de 141 municípios, 20 Unidades de Conservação estaduais e 59 escolas públicas estaduais. “Foram atividades como palestras, limpeza de praias, rios e lagoas, rodas de conversa, cine ambiental, plantios simbólicos de mudas nativas, assinatura de acordos de cooperação e trilhas ecológicas. As Unidades de Conservação realizaram cerca de 300 atividades no decorrer do período”. Só o Parque Estadual Botânico realizou 28 trilhas guiadas, com cerca de 1.700 pessoas, em um mês.

Vilma também lembrou a abertura oficial do Junho Ambiental, com o Seminário “Ceará pelo Clima: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Justiça Social”, no Centro de Eventos do Ceará, que em dois dias recebeu um público de cerca de 3 mil pessoas, reunindo os mais renomados especialistas para discutir ações essenciais para limitar o aquecimento global no contexto das mudanças climáticas.
Ao final da solenidade, foi realizado o plantio simbólico de uma muda de árvore no local.

A secretária ainda visitou o Parque Estadual do Pico Alto, uma joia da preservação do Maciço de Baturité, onde fez uma trilha. Ao final, a SEMA certificou duas novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) inseridas no Maciço. Uma delas, de propriedade do casal Pio Rodrigues Neto e Stella Beatriz Holanda Rodrigues Rolim. A RPPN Mundo Livre tem como objetivo a conservação da diversidade biológica, assegurando as condições de existência e reprodução de espécies da flora e da fauna endêmicas ou ameaçada de extinção, contribuindo com a preservação de vegetação característica da mata de altitude e do curso hídrico de regime intermitente contribuinte do rio Pacoti.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA