InícioCEARÁSeinfra realiza curso de formação de fiscais para obras de geração distribuída...

Seinfra realiza curso de formação de fiscais para obras de geração distribuída solar


A Secretaria da Infraestrutura do Ceará, em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGPCE) e o Programa Cientista Chefe, realiza o Curso de Formação de Fiscais para acompanhar projetos e obras de geração distribuída solar, que é aquela energia gerada pelo próprio consumidor a partir de fontes renováveis. O objetivo é formar profissionais para fiscalizar projetos deste tipo, que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Ceará.

A capacitação tem como foco o projeto de instalação de sistemas fotovoltaicos em 32 escolas da rede pública estadual, que está em processo de licitação. Pioneiro no Estado, o projeto busca mais eficiência no uso de energia, modernizando as instalações elétricas de prédios públicos estaduais. A expectativa é que o tempo de retorno do investimento nas escolas seja de até 4 anos e 3 meses.

“Por ser um projeto novo para a Seinfra, precisamos capacitar nossos técnicos e engenheiros para fiscalizar esse tipo de obra. Como a Secretaria da Educação é nossa parceira no projeto, também estendemos a formação a profissionais da Seduc. Acreditamos que esses fiscais já devem entrar em campo este ano, quando esperamos iniciar as obras”, disse o secretário Executivo de Gestão e Planejamento Interno da Seinfra, Paulo César.

Além das secretarias, participam do curso técnicos de órgãos vinculados à Seinfra, que também desenvolvem ou estudam projetos de geração distribuída solar. Entre eles, o Metrofor, que está instalando placas fotovoltaicas nas estações Juscelino Kubitschek – JK e Padre Cícero, da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A estimativa é que a quantidade de energia solar produzida nas duas estações supra a demanda elétrica de, pelo menos, quatro estações da Linha Sul.

As aulas ocorrem todas as sextas-feiras desse mês de outubro, de forma on-line, e são ministradas pelo professor doutor em Engenharia Elétrica, Edilson Mineiro Sá Júnior, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Fonte: Governo CE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA