InícioCEARÁSeinfra lança programa de visitação para universitários na obra da Linha Leste

Seinfra lança programa de visitação para universitários na obra da Linha Leste

Erivelton M. Celedônio – Ascom Seinfra – Texto
Erivaldo Vieira – Fotos

Estudantes dos cursos de Engenharia, Arquitetura, Geologia, Edificações e áreas afins, agora, podem visitar os canteiros de obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. A iniciativa da Secretaria da Infraestrutura do Ceará proporcionará à comunidade acadêmica a oportunidade de conhecer a estrutura e as diversas frentes de serviço, metodologia de construção, informações técnicas e tecnologias para a execução. A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu.

As visitas serão realizadas mediante agendamento prévio, podendo receber grupos de até 20 pessoas, nas quintas-feiras, das 14h às 17h, a partir deste mês. Para agendar a visita, os interessados deverão entrar em contato com a Seinfra através do e-mail [email protected] ou preencher o formulário disponível no site.

Quem passou pela experiência foi o estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC), Francisco Vitor. Aluno do curso de Geologia, ele esteve nesta quinta-feira (6) no canteiro do Bairro Moura Brasil, nas instalações da futura Estação Chico da Silva – Leste. Para ele, a visita causou impacto na turma e ampliou seus conhecimentos. “Esta obra vai proporcionar um diferencial para nossa cidade. E estar aqui conhecendo todo o trabalho desenvolvido nesta obra imensa, ver toda a movimentação e o tratamento de solos, que é a área que estamos estudando, percebemos o quanto esta obra é essencial para nossa cidade”, ressaltou o aluno.

“Agora a gente tem uma visão de dentro dos tapumes e não mais de fora, e tem sido um momento de grande conhecimento”, comentou a professora da turma, Carla Beatriz. “Para mim, que sou engenheira, também é oportunidade de aprendizado estar aqui acompanhado pelos responsáveis da obra e ver todos os processos complexos para este empreendimento tão importante para a cidade”, destaca.

A Linha Leste proporcionará um percurso de 7,3 quilômetros, do Centro ao Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA