Áquila Leite – Ascom Seinfra – texto e foto
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), concluiu mais uma importante ação para beneficiar a população cearense, gerando mais desenvolvimento e oportunidades. Trata-se da ampliação da subestação de energia do município de Canindé, que atende a demanda da fábrica de calçados da Rubberloss e permitirá a expansão de sua capacidade produtiva. A empresa, que já conta com 650 empregados, projeta gerar até 150 novos postos de trabalho para a região nos próximos meses, em meio à ampliação da produção.
Executada com recursos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), que é administrado pela Seinfra, a obra de infraestrutura da rede elétrica contou com investimento de R$ 3,94 milhões e consistiu na substituição do transformador antigo da subestação de Canindé, de 15MVA, por um mais potente, de 25MVA, além de reforma no barramento de 13,8 kV da subestação e implantação de um novo transformador em Macaoca, distrito de Madalena.
“O PIE tem como objetivo atender demandas de diversas áreas que beneficiam a população, proporcionando assim a geração de mais emprego, renda e a melhoria na qualidade de vida do povo cearense. Com mais essa ação do Governo do Ceará, por meio da Seinfra, garantimos a energia necessária para o desenvolvimento de uma importante fábrica e ampliamos, de modo geral, toda a infraestrutura energética de Canindé. Seguiremos ouvindo a população e o setor produtivo para levar ainda mais ações do PIE onde elas são necessárias”, ressalta o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.
Maior valor agregado
Empresa gaúcha que atua em Canindé desde 2006, a Rubberloss utilizará o reforço energético para aumentar o leque de itens atualmente produzidos na fábrica. Segundo o diretor da companhia, Rafael Loss, foram investidos R$ 14 milhões em maquinário e infraestrutura para que a indústria fosse capaz de produzir itens de maior valor agregado, o que demandará mão de obra local.
“São equipamentos de alta tecnologia e capacidade produtiva, o que demanda ainda mais energia. Com a nova disponibilidade energética da subestação, seremos capazes de aumentar e diversificar nossa produção, gerando novos postos de trabalho na cidade. Iniciamos este ano com cerca de 380 funcionários e, com o início da expansão, atualmente já passamos para 650. À medida em que os novos equipamentos começarem a operar, esse número deverá subir para até 800 pessoas empregadas na fábrica de Canindé”, destaca Rafael Loss.
A Rubberloss é especializada na fabricação de solados, saltos e tacos a partir de resinas, tais como TR, EVA, TPU, ABS, PS, PVC e borracha, tendo como clientes importantes marcas como Crocs, FARM Rio, Adidas, New Balance, Santa Lolla e Arezzo. Ainda segundo o diretor da empresa, a ideia é que as novas vagas na fábrica sejam 100% preenchidas por moradores de Canindé. “Atuamos aqui há quase 20 anos e nunca tivemos problema com a mão de obra, que é bastante qualificada. Somos bastante satisfeitos em atuar na região”, completa.
Saiba mais sobre o PIE
O Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE) tem por finalidade o apoio ao reforço, ampliação, extensão e remanejamento de rede elétrica no Ceará. Os recursos são oriundos do convênio Nº048/98-DEJUR, que obriga a distribuidora de energia do Estado a aplicar, em investimentos especiais de interesse da população cearense, percentual de 1% de seu faturamento de venda de energia elétrica do ano anterior, estabelecido a partir de 2007.
Entre as obras que são financiadas com recursos do PIE, estão: construção de rede subterrânea; construção de novas subestações; construção e ampliação de redes de baixa, média e alta tensão; e remanejamento de rede. Todos os detalhes do programa podem ser acessados no site da Seinfra, neste link.
Fonte: Governo do Estado do Ceará