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Segurança do paciente: Hospital Regional do Sertão Central usa simulação realística para capacitar equipes

José Avelino Neto – Ascom HESC – Texto e Fotos

Equipes foram treinadas com método que simula atendimento na prática

Atentos à necessidade de manter as práticas de excelência, visando a melhor oferta do serviço, as equipes de diferentes turnos do Laboratório do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Quixeramobim, passaram por um treinamento de qualificação com uso de simulação realística, método que estimula o desenvolvimento do raciocínio em um cenário idêntico ao que o profissional encontraria na vida real. O foco foi a segurança do paciente e dos processos.

O gerente do laboratório do HRSC, Júnior Coelho, explica o objetivo: “a intenção é dar continuidade à rotina anual de revisão dos protocolos técnicos de segurança do paciente e dos protocolos internos do laboratório para avaliar de maneira mais precisa como nossas equipes estão praticando as condutas recomendadas”.

Identificação segura, comunicação efetiva, técnicas de coleta, descarte seguro de resíduos, acondicionamento e transporte de amostras, foram etapas vistas no treinamento que durou dois dias e inaugurou o projeto EducaAtiva, desenvolvido pelo Centro de Estudos do HRSC.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) apoiaram a iniciativa. Ana Amélia Farias, coordenadora da SCIH, e Patrícia Negreiros, do Centro de Estudos, conduziram o treinamento. “É um projeto que foca os treinamentos presenciais, por meio das metodologias ativas de aprendizagem. Possui, além de um ‘fazer próprio’, uma realização sistemática e avaliações específicas à luz da qualidade da assistência prestada e da segurança do paciente”, explica Negreiros.

Treinamento busca manter qualidade dos serviços do Laboratório do HRSC

Somente nos dois primeiros meses deste ano, o Laboratório do HRSC já fez 36.995 mil exames. O serviço funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, auxiliando a rotina da assistência que, por vezes, precisa acompanhar a condição clínica do paciente por um desfecho que somente o resultado de exames pode assegurar.

Além do treinamento constante das equipes, a garantia dos serviços oferecidos pelo Laboratório também pode ser comprovada por suas certificações. A mais recente veio do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), que pelo quinto ano consecutivo reconheceu com o selo de “excelente” a qualidade dos serviços do equipamento, atestando o alto padrão do trabalho da equipe de técnicos e biomédicos.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

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