InícioCEARÁSaúde do Ceará lança cartilha com orientações sobre luto em evento de...

Saúde do Ceará lança cartilha com orientações sobre luto em evento de 19 anos do Serviço de Verificação de Óbito

Levi Aguiar – Ascom Sesa – Texto
Juliel Veras – Sesa – Infográfico

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO), promove, na próxima quarta-feira (29), uma mesa de diálogos sobre o amor, luto e comunicação assertiva e o lançamento da cartilha de orientação e informações às famílias em luto. As ações acontecerão em alusão aos 19 anos de atuação do Serviço.

O evento está programado para iniciar às 13h30, no auditório A do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, e tem como público-alvo os profissionais e estudantes da área da saúde.

A diretora do SVO, Anacélia Matos, explica que o momento tem o objetivo de comunicar o papel da unidade e propor um espaço de debate sobre o luto. “O atendimento do equipamento acontece em momentos sensíveis para as famílias, durante a perda de seu ente querido, por isso é nossa responsabilidade gerenciar com qualidade um serviço que precisa prestar um atendimento humanizado e empático”, conta. A cartilha de orientação e informações às famílias em luto, que será lançada na ocasião e disponibilizada on-line, foi elaborada pela equipe do Serviço Social do SVO sob a supervisão das assistentes sociais Márcia Andrade e Vilma Capibaribe e coordenação de Anacélia Matos.

Participarão do encontro, o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Lima Neto (Tanta); o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Luciano Pamplona; a coordenadora do Centro de Estudos do SVO, Márcia Andrade dos Santos, entre outros.

Sobre o SVO

O equipamento é referência estadual na realização gratuita de necropsias para o esclarecimento de mortes naturais não definidas. Instalado em Fortaleza e inaugurado em 2005, o Serviço funciona de domingo a domingo, 24 horas por dia, investigando óbitos súbitos sem indícios de violência, falecimentos domiciliares sem assistência médica, além de mortes registradas em pronto atendimento ou em via pública sem razões determinadas.

O equipamento atua diretamente em três campos da saúde pública: vigilância de óbitos, acadêmico e social. Na vigilância de óbitos, o SVO mapeia informações dos principais agravos causadores de óbitos que acometem a população cearense.

“O levantamento realizado pelo Serviço é utilizado pela Secretaria na elaboração de políticas públicas com ações efetivas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças, como meningites, arboviroses, covid-19, tuberculose e outras”, detalha a diretora do SVO.

No campo acadêmico, o SVO promove oportunidades de estágios e recebe, em média, cem estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) por mês para visitas técnicas.

Na esfera social, o equipamento realiza um acolhimento humanizado para famílias enlutadas. “Os assistentes sociais elaboram o perfil socioeconômico de cada família atendida, trabalham para solicitar o auxílio-funeral para famílias em situação de vulnerabilidade social, orientam também sobre direitos previdenciários, pensões, direitos trabalhistas, entre outras”, conclui Anacélia Matos.

Leia também: SVO Ceará é referência por experiências exitosas; direção de instituição do RN buscou intercâmbio, em visita nesta quinta (26)

Serviço:

Mesa de diálogos e lançamento de cartilha com orientações sobre luto
Data: 29 de maio (quarta-feira)
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Auditório A do Hospital de Messejana – HM (Av. Frei Cirilo, 3480, Cajazeiras – Fortaleza – CE)
Público-alvo: profissionais e estudantes da área da saúde

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA