- PUBLICIDADE -

CEARÁ

Quinze municípios cearenses participam de pesquisa do Ministério da Saúde sobre prevalência da Covid-19

Publicados

em

Suzana Mont’Alverne – Ascom Sesa Texto
Francisco Oliveira Arte gráfica

O Ceará está entre os estados selecionados para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (Precov) no País, elaborada pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo estimar a prevalência da infecção pelo vírus. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e do projeto Vigiar SUS, fará articulação junto a 15 municípios cearenses escolhidos, incluindo Fortaleza.

Estima-se que 10.985 pessoas serão entrevistadas no Ceará – selecionadas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O estudo, um dos maiores inquéritos sorológicos de Covid-19 registrados no mundo até o momento, busca descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa, observando a magnitude da infecção. Além disso, a análise pretende chegar a cálculos mais precisos da morbidade e da letalidade pela Covid-19.

Com as informações coletadas, será possível estabelecer estratégias baseadas em evidências, reforça a interlocutora do Vigiar SUS, Viviane Duarte. “Esse estudo será de grande importância para o Ceará e para a Sesa, que poderá, com as informações adquiridas, tomar decisões baseadas em evidências, embasando as respostas em saúde pública”.

Leia Também:  Gestores públicos podem se inscrever para o curso Liderança Estratégica até 30 de outubro

Metodologia

Todos que aceitarem participar da pesquisa terão uma amostra de sangue coletada para identificar a presença de anticorpos contra a doença. O IgG, proteínas produzidas pelo organismo com o objetivo de defender o organismo contra agentes infecciosos e suas toxinas, apontará quem já foi contaminado e/ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

A Sesa ressalta que todas as informações dos participantes serão mantidas em sigilo. O material será analisado nas unidades de Apoio ao Diagnóstico de Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Rio de Janeiro.

Municípios cearenses que farão parte da pesquisa

Aquiraz
Cascavel
Caucaia
Chorozinho
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Horizonte
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Pindoretama
São Gonçalo do Amarante

Fonte: Governo do Estado do Ceará

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA