Ascom SRH – Texto e Fotos
Ainda em execução, as obras do Projeto Malha D’água iniciadas pela construção do Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central já causam impactos na região. Nos municípios que receberão água tratada do Açude Banabuiú, já é possível notar os efeitos positivos das ações financiadas pela Secretaria dos Recursos Hídricos por meio do Consórcio Águas do Sertão nos âmbitos sociais e ambientais durante o ano de 2023.
No âmbito cultural, destaca-se a entrega de cartilhas de cordel arqueológico; publicação de revistas sobre memórias das cidades envolvidas no projeto; exposição da proposta da obra em feira municipal; recolhimento e preservação de peças de louças e elementos excêntricos encontrados na obra e produção de podcast de arqueologia do projeto.
No quesito ambiental, iniciativas socioeducativas nas comunidades também foram realizadas. Além do monitoramento ambiental da obra, promoveu-se ações de educação ambiental entre os colaboradores e reaproveitamento dos resíduos gerados na obra.
Já na área social, a ênfase está nos números: foram mais de 256 cestas básicas distribuídas; 327 brinquedos doados; além de mais de 300 ações socioambientais direcionadas aos homens e mulheres da região.
As iniciativas promovidas visam não só a divulgação do Malha D’água, mas o engajamento dos moradores das áreas beneficiadas pelo projeto. A previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2024 o sistema forneça água tratada para 09 sedes municipais e 38 sedes distritais.
Projeto Malha D’água
A proposta é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada, diretamente, nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das ETAs junto a estes reservatórios para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema.
A primeira fase do projeto contempla a construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), para fornecer água tratada para 09 sedes municipais e 38 sedes distritais.
Os primeiros municípios beneficiados com o Projeto Malha D’água serão Banabuiú, Jaguaretama e Solonópole. Na segunda etapa, serão beneficiados Dep. Irapuã Pinheiro e Milhã, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e Quixeramobim. Na última etapa do Projeto, serão beneficiados Mombaça Pedra Branca e Tauá.
Fonte: Governo do Estado do Ceará