InícioCEARÁProgramação cultural e celebração de conquistas marcam lançamento dos prêmios de Expressões...

Programação cultural e celebração de conquistas marcam lançamento dos prêmios de Expressões Culturais Afro-Brasileiras e de Culturas Indígenas do Ceará

Ascom Secult – Texto e Fotos

Uma tarde de celebração de conquistas e representatividade das culturas afro-brasileira e indígena no Ceará. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou, nesta quarta-feira (3), o lançamento da segunda edição dos Prêmios de Culturas Indígenas do Ceará e de Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará. O evento aconteceu no jardim do Theatro José de Alencar, e contou com uma programação cultural com o grupo Batuque de Mulher e o Torém do Povo Tapeba. Os prêmios estão com inscrições online e gratuitas abertas até o dia 15 de novembro de 2021. Mais informações no site de editais da Secult Ceará.

Com um investimento total de R$ 1 milhão, os prêmios fazem parte do Plano Ceará das Artes e da Cidadania Cultura, anunciado em agosto de 2021. Na ocasião, houve também a entrega de certificados para os premiados da primeira edição dos respectivos prêmios. Mestres da cultura cearense com a mestra Raimunda Tapeba, o cacique João Venâncio, e o Mestre Almeida, estiveram presentes. Quem conduziu o cerimonial foi João Kennedy Tapeba.

“Estamos celebrando hoje porque estamos vivos em movimento, em luta e resistência sempre. As artes são sempre resistência. As expressões indígenas e afro-brasileiras presentes aqui são resistência desde sempre neste país. Nós da Secult temos um mantra de que política pública é uma construção cultural e coletiva. Essa construção se dá no debate, no embate, no tensionamento, mas também na construção colaborativa, crítica e inventiva com a sociedade. Temos esses prêmios, mas é importante que os Comitês de Cultura Indígena e de Expressões Afro-brasileiras constituídos no âmbito da Secult consigam concluir os dois planos sectoriais. Temos que estabelecer o compromisso de estarmos com esses planos prontos”, ressaltou o secretário Fabiano Piúba durante sua fala.

O evento de lançamento contou também com a presença da secretária executiva, Luisa Cela; da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Mariana Teixeira; e de representantes da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) da Secult; da Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) do Governo do Ceará; e da Coordenadoria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Coppir) da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Participam também representantes dos comitês de Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena, Fórum Multilinguagens de Artistes Negres e Perifériques do Ceará e Federação dos Povos Indígenas no Ceará.

Serviço

Os prêmios estão com inscrições online e gratuitas abertas até o dia 15/11. Mais informações no site de editais da Secult Ceará (http://editais.cultura.ce.gov.br/).

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA