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Programa Jovem Empreendedor premia 20 projetos de estudantes para se transformarem em startups


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Fazer da escola um espaço de construção de ideias criativas, com o objetivo de apresentar soluções inteligentes para demandas da sociedade, instigando a inovação e o dinamismo nos estudantes, é o principal intuito do Programa Jovem Empreendedor. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Junior Achievement (JA Ceará), traduz-se numa disciplina eletiva de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) da rede pública estadual. Nesta semana, 20 “miniempresas” conduzidas por alunos foram selecionadas para o Programa JA Startups 2020 e terão a oportunidade de aperfeiçoar e ampliar seus projetos.

Acesse o resultado final e conheça os 20 vencedores

A premiação marca a conclusão da disciplina, que é ofertada por 113 escolas em 48 municípios, além da capital. Nesta edição, o “Oscar Jovem Empreendedor”, como é conhecida a bonificação, teve como principal mote os desafios impostos pelo novo coronavírus, incentivando a criação de propostas visando à melhor convivência neste cenário.

Nívia Maria Nogueira, de 16 anos, é estudante da 2ª série do Ensino Médio na EEMTI Lia Sidou, em Aquiraz. A jovem é integrante da equipe que desenvolveu o “Inovacorp – pia de higienização”, uma das ideias vencedoras. O projeto, conforme explica, surgiu com a finalidade de proporcionar à população um equipamento para assepsia em ambientes coletivos, tanto públicos quanto privados.

“Muitas famílias não têm condição de pagar a conta de água, ou até mesmo de comprar um sabão adequado. Além disso, as pessoas que por necessidade saem de casa, ficam sem lavar as mãos durante todo o tempo em que estão fora, porque não têm um local adequado para isso. Daí, seguimos com o projeto de fazer pias pra suprir as necessidades de todos”, comenta.

Conforme Nívia, o lavatório é construído em metalon e tem condições de resistir a fatores ambientais como sol e chuva, podendo ser instalado em locais abertos e de ampla demanda. O público-alvo do produto seriam instituições públicas e particulares que desejassem oferecer aos usuários uma alternativa de higiene mais completa do que o álcool em gel. “Ela já vem acoplada com lixeira e sabonete para facilitar a manutenção e o uso”, complementa.

Saúde mental

Erica Ramaiana, de 17 anos, cursa a 3ª série do Ensino Médio na EEMTI Monsenhor Dourado, em Fortaleza, e faz parte da equipe que desenvolveu o “Leve Mente”, outra ação reconhecida na premiação. De acordo com a estudante, o projeto consiste na produção de vídeos de entretenimento e promoção de atividades saudáveis durante o distanciamento social.

“A ideia surgiu quando eu e a minha prima, que também atua no projeto, paramos de frequentar as aulas de ballet na nossa escola após a suspensão das atividades presenciais, por conta da pandemia. Além disso, conversamos com alguns amigos que falaram sobre a dificuldade em ficar em casa. Muitos disseram que estavam tendo crises de ansiedade e estresse. Com base nisso, formulamos um projeto pensado para ajudar essas pessoas, propondo alongamentos físicos, dicas de estudos e entretenimento em geral em forma de vídeo”, esclarece.

O objetivo, segundo Érica, é auxiliar as pessoas a criarem rotinas produtivas e interessantes em suas casas. “O lucro viria através da monetização do Youtube e do Instagram, dependendo da quantidade de visualizações em cada postagem e vídeo”, aponta.

Fonte: Governo CE

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