Ascom Sema – Texto e Fotos
Mais de 180 alunos de escolas públicas municipais de Moraújo participaram, nos dias 22 e 24 de outubro, de ações de educação ambiental promovidas por integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Com espetáculos de teatro de fantoche e palestras, os jovens levaram diversão e conhecimento sobre os incêndios florestais, suas causas, impactos e soluções.
As atividades aconteceram na Creche José Manoel de Araújo; Escola Municipal de Educação Fundamental Nossa Senhora da Conceição e Escola de Ensino Fundamental Maria Carlita, a convite da Secretaria Municipal de Educação.
O espetáculo conta a história do Senhor Fagulha, que ao fazer queimadas para limpar seu terreno para plantio, acabou deixando o fogo se espalhar, causando um grande incêndio na floresta. Na história, a personagem menina Glória e os animais da floresta ao perceberem o incêndio se aproximando procuram ajuda com o cão bombeiro e mostram os perigos que as queimadas podem causar, além de fazerem o Senhor Fagulha se responsabilizar por todo prejuízo causado. Moral da história: quem mexe com fogo pode se queimar.
A trama foi orientada e dirigida pelo supervisor local do AJA, Raimundo Lima, que também participou da peça como narrador da história e contou com a participação dos jovens Mário José; Pedro Alysson; Lohania Freire; Glória Moreira; Renato Fernandes; Ozeane Aguiar e Ilariane Batista.
A AJA Ozeane Aguiar atuou movimentando os fantoches e avaliou a experiência positivamente. “Falar para crianças que as queimadas podem afetar o meio de vida de milhões de pessoas, ensinando que podem destruir nossos habitats, nossa flora e fauna, e ver eles interagindo com a gente foi gratificante. Eles interagiram, perguntaram, se interessaram…Foi maravilhoso!”, revelou a jovem.
Além do teatro de fantoches, os agentes jovens também ministraram palestras e distribuíram mudas sementes de Ipê para as crianças plantarem e cuidarem.
O tema “Incêndios Florestais” foi escolhido devido, o segundo semestre do ano ser o período em que são registrados o maiores números de queimadas no Brasil.
Sobre o Programa Agente Jovem Ambiental
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política do Governo do Ceará, criada em 2021, por meio da Lei Estadual nº 17.383, com o intuito de selecionar jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.
O Programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.
Inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Programa AJA, em Fortaleza. São 1.500 vagas destinadas para a Capital, conforme o Edital 04/2024 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 10. As inscrições serão realizadas, exclusivamente de forma eletrônica, através deste link, até o dia 24 de novembro.
Para saber mais, leia: Inscrições abertas para o programa Agente Jovem Ambiental em Fortaleza.
Fonte: Governo do Estado do Ceará