InícioCEARÁProfessora Sofia Lerche Vieira será Conselheira Honorária do CEE

Professora Sofia Lerche Vieira será Conselheira Honorária do CEE

Em reunião plenária, os conselheiros do Conselho Estadual de Educação aprovaram, por unanimidade, a concessão de título de Conselheira Honorária do órgão à professora doutora Sofia Lerche Vieira. A honraria constitui-se em justa homenagem à docente, que, recentemente, passou a figurar na lista Latin America Top 100 Education Scientists de 2022, ocupando a 74ª posição no ranking. No Ceará, é a única cientista da educação a integrar a seleta lista. Pelo Nordeste, aparecem ainda três outros cientistas, da Universidade Estadual de Feira de Santana, Instituto Federal do Piauí e Universidade Federal de Sergipe.

A proposta de concessão da honraria do CEE à professora doutora Sofia Lerche foi apresentada pela presidente do órgão, professora Ada Pimentel. Na plenária do Conselho, realizada no início da tarde desta terça-feira, 26/4/2022, por meio de videoconferência, a gestora destacou o importante papel da homenageada para a educação no Ceará. Segundo ela, a honraria é um reconhecimento a Sofia Lerche, que conquistou notoriedade mundial na produção científica no campo da Educação.

Conselheiros participantes da Plenária do CEE destacaram a iniciativa do órgão, lembrando que a professora Sofia Lerche vem oferecendo grande contribuição à educação no estado ao longo dos anos, inclusive tendo ocupado o cargo de secretária Estadual de Educação no governo Lúcio Alcântara.

Ranking

O portal da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) informa que o ranking Top 100 Education Scientists é organizado a partir do “AD Scientific Index, que mostra os coeficientes de produtividade de cientistas e pesquisadores de todo o mundo com base nos perfis públicos no Google Scholar, tendo como base a produção total, atividade nos últimos cinco anos e número de citações”. Em primeiro lugar na lista está o Prof. Dermeval Saviani (Ufes).

Na lista dos World Top 100 Education Scientists in Brazil 2022, a professora Sofia Lerche também é a representante da Uece, ocupando a posição 48ª posição, o que significa estar classificada entre os 50 maiores cientistas da educação brasileira.

Em recente entrevista ao Jornal O Povo, de Fortaleza, Sofia Lerche disse de sua satisfação com a notoriedade alcançada. “Produzir conhecimento em um país como o Brasil, sobretudo nos últimos anos, é tarefa árdua e desafiante. O reconhecimento, nesse sentido, indica que, apesar das dificuldades, é empreitada possível. Sou grata à Uece, aos meus colegas e alunos, por me possibilitarem essa trajetória. Estou muito feliz”, disse.

Para Sofia Lerche, “a educação tem o poder de transformar vidas e reescrever trajetórias”. Considerada como peça importante na formação de pesquisadores com foco na pós-graduação em programas de Mestrado e Doutorado acadêmico da Uece, a professora compartilha seus desejos para o futuro desses estudantes. “Anseio que sejam profissionais comprometidos e capazes de contribuir para a melhoria da educação no País, de modo especial, no Ceará. E isso tem acontecido. A pós-graduação em educação tem oferecido grande contribuição à superação de problemas no Ceará. A universidade pública é o lugar por excelência desta transformação”, enfatizou.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA