InícioCEARÁPinacoteca intensifica programação acessível com atividades em libras e ações voltadas para...

Pinacoteca intensifica programação acessível com atividades em libras e ações voltadas para crianças neurodivergentes

Ascom Pinacoteca – Texto
Marília Camelo | Jorge Silvestre – Foto

 

A programação desta semana integra a “Primavera dos Museus”, ação nacional anual que nesta edição abraça o tema da acessibilidade

Na última semana de setembro, a programação da Pinacoteca do Ceará celebra a Primavera dos Museus, que tem o objetivo de dar visibilidade às ações de acessibilidade e inclusão nos equipamentos culturais. Além das atividades acessíveis que já ocorrem durante todo o ano, esta programação é ampliada com oficina de aquarela e visita mediada temática em Libras, além de visita mediada para crianças neurodivergentes. Todas as ações são gratuitas no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Na sexta-feira (27) e no sábado (28), das 16h às 17h, o museu convida o público para participar da atividade “Aquarela em Libras”, com o pedagogo e professor Lauro Neto. A oficina tem o objetivo de capacitar os participantes na técnica de aquarela, transmitindo conhecimentos teóricos e práticos por meio da língua de sinais. Para participar, é preciso se inscrever no link disponível AQUI entre os dias 23 e 26 de setembro. A atividade oferta 15 vagas para pessoas a partir de 16 anos.

Uma visita mediada para crianças neurodivergentes na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” estimula que o público vivencie a exposição de forma livre e divertida, com a exploração das obras de forma pessoal, respeitando os limites sensoriais de cada um. A atividade acontece no sábado (28), das 16h às 17h, e a visita é recomendada para crianças a partir de 3 anos.

Na quinta-feira (26), a Pinacoteca do Ceará realiza o “Percursos em Libras – Poesia nas sombras – Arte e tecnologia”, com Eleotério Tomaz. A visita mediada temática consiste em passear pela exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, permitindo que os participantes possam explorar a visualidade produzida pelas projeções tecnológicas e por meio delas dialogar com a poesia em Libras. O percurso acontece das 16h às 17h e tem classificação indicativa de 14 anos.

Yoga, performance e atividades infantis

Todos os públicos estão convidados a visitarem a Pinacoteca do Ceará, que traz ainda yoga e ateliê para crianças, além de visitas mediadas livres nas exposições em cartaz. Esta é a última semana para visitar, por exemplo, a exposição “No Lápis da Vida não tem Borracha”, de Aldemir Martins, que se despede do museu no dia 29 de setembro.

Na quarta-feira (25), o “Yoga ao pôr do sol” oferece a prática Hatha Flow Yoga, com Raquel Amapos, ao público. A atividade acontece às 17h30, no Pátio da Pinacoteca do Ceará. A prática combina a estrutura tradicional do Hatha Yoga com a fluidez do Vinyasa e envolve uma sequência de posturas realizadas de forma contínua e suave, coordenando movimento e respiração. Voltada para todas as idades, a atividade disponibiliza até 35 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada.

No sábado (28) acontece a performance “Caligrafias Sensitivas: Corpos em Conjunto”, com Ramon Sales e Catarina Gushiken, das 18h às 19h no Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará. A atividade será realizada ao vivo e envolve a pintura corporal em dois modelos nus, que terão seus corpos transformados em telas vivas, onde a tinta e as linhas caligráficas se adaptam às curvas e movimentos naturais do corpo.

A performance combina técnicas precisas de caligrafia com expressividade gestual, criando uma fusão entre arte e corpo que desafia a percepção tradicional da caligrafia e explora a relação entre forma e significado. A classificação indicativa é de 18 anos e são reservadas 30 vagas por ordem de chegada.

O domingo é dia do tradicional Ateliê Criança Cria. Com o tema “Cores e formas: autorretratos”, o ateliê convida a criançada para produzir obras de autorretratos com sobreposições, a exemplo do que fez a artista e fotógrafa Claudia Andujar em seus trabalhos. A atividade será feita a partir da formação de colagens e retratos no papel celofane, com mediação de Lígia Bessa. São duas edições: das 10h às 11h e das 15h às 16h, voltadas para crianças a partir de 3 anos.

O público também pode participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. É preciso chegar pelo menos 15 minutos antes e se apresentar próximo à recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (27) e no sábado (28) das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 15 crianças acompanhadas.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

Serviço

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 25 a 29 de setembro
Quarta-feira, 25/9
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Método Hatha Flow Yoga, com Raquel Amapos
Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
35 vagas
Gratuito

Quinta-feira, 26/9
16h às 17h
Percursos em Libras “Poesia nas sombras – Arte e tecnologia”
Com Eleotério Tomaz
Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”
Classificação indicativa: Livre
Para pessoas surdas e sinalizantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Acessível em Libras
Tradução para o Português

Sexta-feira, 27/9
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

Sexta-feira, 27/9
Aquarela em Libras
16h às 17h
Com Lauro Neto
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Inscrições: de 23 a 26 de setembro pelo link https://forms.gle/R5VKXeAxy7CAFMu5A
15 vagas
Tradução para o Português

Sábado, 28/9
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

Sábado, 28/9
Aquarela em Libras
16h às 17h
Com Lauro Neto
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Inscrições: de 23 a 26 de setembro pelo link https://forms.gle/R5VKXeAxy7CAFMu5A
15 vagas
Tradução para o Português

Sábado, 28/9
16h às 17h
Visita acessível com crianças neurodivergentes
Mediação: Juliana Ferreira, Andrea Dalveroni e Beatriz Dantas
Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
Para crianças neurodivergentes a partir de 3 anos

Sábado, 28/9
18h às 19h
Performance – Caligrafias Sensitivas: Corpo em Conjunto
Ramon Sales e Catarina Gushiken
Onde: Ateliê 3
Classificação indicativa: 18 anos

Domingo, 29/9
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria – Cores e formas: autorretratos
Mediação: Lígia Bessa
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras

Todas as atividades são gratuitas.
As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 29 de setembro de 2024 – ÚLTIMA SEMANA
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
“Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA