InícioCEARÁPediatria do HGWA recebe cores inspiradas no “fundo do mar” e “mundo...

Pediatria do HGWA recebe cores inspiradas no “fundo do mar” e “mundo encantado da floresta”

Bruno Brandão – Ascom HGWA – Texto e Fotos

Intervenção é uma estratégia para trabalhar o lúdico e humanizar o atendimento dos pequenos pacientes

De um lado, o mundo encantado das florestas. Do outro, o universo colorido do fundo do mar. São com essas temáticas lúdicas que as crianças internadas na Pediatria do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), estão sendo recebidas. A nova pintura, finalizada no último mês de novembro, tem como proposta deixar o ambiente mais acolhedor para os pequenos pacientes. Atualmente, a ala possui 66 leitos pediátricos, incluindo acomodações de duas clínicas e da Unidade de Cuidados Especiais (UCE).

A diretora de Gestão e Atendimento do HGWA, Carla Fonteles, explica que a ideia foi humanizar ainda mais o atendimento, incentivar a arte e trazer leveza para o momento da internação nas duas clínicas pediátricas do equipamento hospitalar. “Queríamos uma arte que, de certa forma, representasse um pouco do nosso clima de cidade litorânea e também das nossas áreas verdes . A ideia é acalmar a dor dos momentos causados pelo adoecimento por meio da expressão da arte, do lúdico, despertando bons sentimentos nas crianças, em seus familiares e em nossos colaboradores”, justifica.

O pequeno Antônio Edson, de apenas dois anos, se encantou pelas cores e figuras ilustradas representando o fundo do mar. Peixes, baleias, polvos e estrelas do mar estão entre os companheiros do mundo da imaginação. A mãe do menino, Mariana Melo, conta que a experiência tem sido muito positiva. “Ficou muito lindo. Ajuda, sem dúvida, na recuperação. Nos diverte. Eu consigo perceber a alegria dele ao ver os desenhos”, avalia.

Atualmente, Pediatria do HGWA tem 66 leitos

Para a coordenadora médica interina da Pediatria, Carolina Parente, os desenhos trazem tranquilidade. Além das clínicas, a sala de procedimentos também recebeu as pinturas – uma forma de distrair a criança, por exemplo, no momento de uma injeção ou durante uso de um acesso.

“O lúdico, as cores e a brincadeira só vêm para contribuir. Os próprios colaboradores já brincam onde vão ficar, se no fundo do mar ou na floresta. Os desenhos estimulam as descobertas das crianças para conhecer os animais, as cores, as formas e o brincar com a imaginação. Foi um ganho muito bacana para o serviço e os pacientes”, destaca.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA