InícioCEARÁNutec inicia ciclo de incubação de projetos do programa "Você, empreendedor!"

Nutec inicia ciclo de incubação de projetos do programa “Você, empreendedor!”


Denominada Mão na Massa, esta primeira etapa conta com mentorias coletivas, acompanhamentos individuais e consultorias

Com a finalidade de questionar, guiar, orientar e aconselhar, as mentorias do programa de incubação do Nutec Você, empreendedor!, contam com profissionais qualificados e especialistas em áreas como Propriedade Intelectual, Planejamento Financeiro, Recursos Humanos, Tecnologia, Legislação, entre outras. Durante todo o programa, é utilizada a metodologia Scrum, ferramenta usada para implementar o desenvolvimento ágil.

O ciclo I do programa, intitulado Mão na Massa, teve como primeira abordagem a construção do Business Model Canvas, no qual os empreendedores foram atendidos de forma individual e totalmente online pela mentora Bruna Andrade, gerente da agência de inovação do Nutec.

O objetivo dessa primeira etapa é obter uma visão completa de como o negócio irá operar no mercado e uma definição dos fluxos e processos que o tornarão possível.

Para a coordenadora de inovação e empreendedorismo do Nutec, Michela Jacomé, esta é uma fase muito importante para as startups. “As mentorias vão ajudar a profissionalizar e a promover a maturidade dos incubados. Os mentores são profissionais com experiência de mercado, que trocam informações com o objetivo de auxiliar os empreendedores a alcançarem seus objetivos e aprimorarem suas capacidades”, explica.

Ainda nesta primeira etapa, os incubados tiveram uma a oportunidade de entender sobre a identidade organizacional, que consiste na tradicional tríade: missão, visão e valores. A founder da Tialuí, Débora Martins, foi a mentora e explicou a composição desses três pilares que determinam qual será o diferencial da empresa, fazendo com que seja única no mercado e torne-se uma referência positiva para o público-alvo.

Na última quarta-feira (10), a mentora Sara Aragão, mestre em Administração e formada em Lean Startup pela Universidade de Berkeley, explanou sobre Lean Startup: Como as startups trabalham. “O objetivo da metodologia é encontrar o caminho mais rápido de validar as hipóteses da startup, sempre utilizando a experiência e sabendo que a aprendizagem é contínua. Se falhar, deve-se elaborar um novo caminho o mais rápido possível”, esclarece Sara. Durante a apresentação, os empreendedores são expostos a alguns conceitos, como o MVP (produto mínimo viável), o design thinking e os métodos mais ágeis de interação com clientes.

Esse é só o primeiro ciclo de uma trajetória que as startups Healp; Smart Gear; Bolsão da Sustentabilidade; Mobile health; Guiar e Integrar Fácil; OnMentory; e Ajude Mais passarão até a graduação. O próximo ciclo, denominado Jogando Duro, tem como objetivo criar e validar o MVP (produto mínimo viável) e tem a duração de 6 meses.

Fonte: Governo CE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA