Ascom Secult – Texto
Divulgação – Foto
Programação nos equipamentos mantidos pela Secult trazem atividades como ateliê de pinturas, shows, oficinas, exposições e contação de histórias
Atenção, família. Chegou outubro e a criançada tá “num pé só” para brincar e viver novas aventuras. É o momento de incluir a cultura e lazer na fase tão importante dos pequenos que é a infância. Organiza a agenda, pois o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), disponibiliza uma rica e diversa programação neste mês tão especial. Criança é para ser criança!
A Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) reúne mais de 100 atividades culturais. Tem contação de histórias, sessão de cinema, ateliê de pinturas, brincadeiras, shows, feira, peças teatrais, clubes de leituras, oficinas, lançamentos de livros e muitas outras atrações.
Como outubro marca o Dia das Crianças, a diversão é garantida em espaços culturais como Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac), Casa de Antônio Conselheiro (em Quixeramobim), Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), Theatro José de Alencar, Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá), Cineteatro São Luiz e Pinacoteca do Ceará.
As atrações possuem acesso gratuito ou preços populares e buscam democratizar e estimular o acesso das crianças à arte e cultura. O roteiro de oportunidades também passa por Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira (Crato), Estação das Artes, Hub Cultural Porto Dragão, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Mercado AlimentaCE, Kuya – Centro De Design Do Ceará, Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque e Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo.
As ações, projetos e atividades disponíveis à população resultam da Política Estadual de Cultura Infância. O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a ter uma lei específica que regula suas políticas públicas para esta faixa da população. Para isso, o estado conta com o Plano de Cultura Infância do Ceará. Esta ferramenta de planejamento estratégico define os rumos da política cultural, organiza, regula e norteia a execução dessa política, assim como estabelece estratégias, metas, prazos e recursos necessários à sua implementação.
Espetáculos, leitura e cinema
A Biblioteca Pública recebe o público com uma programação gratuita cheia de diversão e aprendizado. Durante todo o mês, as crianças poderão mergulhar no mundo da imaginação com as contações de histórias, clubes de leituras, vivências artísticas e lançamentos de livros.
Neste domingo (13), acontecem os espetáculos “O Circo das Coisas Incríveis” (com a Trupe Era Uma Vez) e “Jam Session – uma experiência estéticas com bebês” (com o Grupo Zepelim Arte Para Infância). Nos dias 19 e 20 de outubro, é vez de “O Fantástico Mágico de Oz” (com Trupe Sorriso) e “A Princesa e o Sapo” (com Carcará Produções). Ambas as ações integram o programa “Pequenas Grandes Histórias” da Bece, equipamento gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Na semana em que é celebrado o Dia das Crianças, a Pinacoteca do Ceará (espaço gerido em parceria com Instituto Mirante) preparou atividades para bebês e crianças. A ideia é permitir que os pequenos façam arte e brinquem no pátio do museu. Um ateliê voltado para bebês de 6 a 24 meses oferece experiências sensoriais importantes para seu desenvolvimento. As atividades infantis são intensificadas nesta semana, mas seguem durante outubro.
No sábado (12), acontece o Jogo da Memória em Libras, que contará com um percurso na exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, dialogando sobre os mundos envolvidos pela artista. Após a visita, as crianças irão até o Ateliê 3 utilizar o Jogo da Memória para ensinar e divertir ao mesmo tempo. Enquanto os pequenos se divertem buscando os pares, também serão integrados à Língua Brasileira de Sinais. A atividade acontece das 16h às 17h com 15 vagas disponibilizadas para crianças a partir de 12 anos.
No domingo (13), o “Ateliê Criança Cria: um museu na pontinha do dedo” promove o diálogo sobre o museu, curadoria e exposição para os pequenos. As crianças irão utilizar os celulares dos responsáveis para realizarem práticas artísticas, museológicas e curatoriais, para além das que já fazem cotidianamente. A atividade acontece de 15h às 16h para até 15 crianças acompanhadas.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura efetivou extensa lista de atividades, com destaque para o “Dragão Encantado” e sua diversidade de atrações. Diversos espaços do Dragão trazem programação especial para os pequenos, a maioria gratuita, especialmente neste final de semana. Tem visitas mediadas às exposições nos Museus, sessões extras e com ingressos promocionais no Planetário Rubens de Azevedo, mostra gratuita no Cinema do Dragão, festival de teatro, apresentações cênicas e muito mais.
Nos dias 12 e 13, o Cinema do Dragão recebe a programação do “História(s) do Cinema para Infâncias – ano 2”. A iniciativa conta com as exibições de dois longas, oficina de massinha de modelar caseira, sessões de curtas e sessão de cinema com trilha musical ao vivo. Todas as atividades são gratuitas mediante a retirada de ingressos na Bilheteria do Cinema, uma hora antes de cada sessão, exceto para a oficina, cujas inscrições serão por ordem de chegada, sendo disponibilizadas 15 vagas.
“Pequenos Guerreiros”, da cearense Bárbara Cariry, é um dos filmes da sessão especial “História(s) do Cinema para Infâncias – ano 2” Foto: Priscila Smiths
O “Dragão Encantado” também continua nos finais de semana seguintes, com destaque para a 3ª Bienal Criança, parte integrante da VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par, que traz, nos dias 25 e 26 de outubro, sempre a partir das 18h, no Teatro Dragão do Mar, espetáculos nacionais e internacionais. No dia 25, será apresentado “R.Encontros”, resultado da Residência Artística de Fanny Vignals (França) com o Estúdio de Dança Aline Rodrigues. Em seguida, a artista francesa apresentará o solo “Meu Lugar”. No dia 26, o Ateliê do Gesto (GO) apresenta “Fica Comigo”. Toda a programação é gratuita.
Diversão e arte pelo Ceará
Em Quixeramobim, dia 18, a Casa de Antônio Conselheiro realiza a oficina de contação de história “Contar e encantar”. A finalidade é estimular e capacitar leitores, promovendo diferentes propostas de contação de histórias que visem práticas a médio e longo prazo, associando a leitura à aquisição de conhecimentos amplos.
A Casa de Saberes Cego Aderaldo, localizada em Quixadá, entrega uma rica agenda de atividades. No dia 15, de 08h às 12h, o equipamento cultural sedia a oficina “Jogos Teatrais para crianças”, com a Cia. Dom Teatral. Em seguida, no dia 18, é momento do “Festival Cultural da Criança de Banabuiú”. Esta edição reúne exposições culturais, shows musicais, apresentação de dança, apresentações teatrais, pinturas artísticas e atividades recreativas.
No Dia das Crianças, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo organiza as atividades “Xilambulando- xilogravura ambulante” (com Carlos Henrique), “Feira Balaio – Especial Dia das Crianças”, “Bora Brincar de Aviões” (com Mestre Françuli), apresentação infantil com Tio Flavinho e Banda Algazarra e Bora Brincar de Patins.
Na quinta-feira (10), a Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, no Crato, apresentou o espetáculo “La Úrsula”. La Ursa é uma manifestação carnavalesca presente em alguns estados do Nordeste e consiste no uso de fantasias de urso enquanto são entoadas marchinhas. Além de homenagear esta tradição cultural, o espetáculo da Companhia Jornada Brincante reuniu música, mágica e jogos com o público.
Já citada anteriormente, a 3ª Bienal Criança traz o encanto e beleza da dança para Trairi, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Fortaleza, Pacatuba e Juazeiro do Norte. De 11 a 26 de outubro, o estado ganha apresentações artísticas, oficinas, workshops, seminário, mostra de vídeos e visitas guiadas. Toda a programação artística tem entrada gratuita, com acesso por ordem de chegada.
Gastronomia e conhecimento
Em outubro, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco oferta uma série de oficinas para o público infantil. No dia 19, das 9h às 12h, a atividade “O sabor de brincar na cozinha” reúne os módulos “Aprendendo com as plantas” (para crianças de 4 a 10 anos), “Decorando meu cupcake” (para crianças de 4 a 5 anos), “Preparando pizzas doces e salgadas” (6 a 8 anos) e “Preparando tortas salgadas” (para crianças de 10 a 12 anos).
A Estação das Artes celebra o Dia das Crianças no domingo (13) com diferentes linguagens artísticas voltadas para o público infantil. Pela manhã, às 10h, acontecem as oficinas “Oceania, O Mar: Colagem Com Formas Orgânicas”, “Ser Criança no Sobradinho” e “Mercado Miudim (15 vagas, por ordem de chegada, para crianças de 6 a 12 anos).
Às 10h30, a palhaçaria da Trupe Rebimboca entra em cena com pernas de pau, malabares e bambolês. No palco, no mesmo horário, o Grupo Dona Zefinha anima o espaço com o espetáculo “Ch@furdo”, selecionado por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. Na montagem cênico-musical, os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando provocam o público com brincadeiras, gags, música excêntrica e outras surpresas.
O dia 12 será todo voltado para os pequenos no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE). As ações incluem as oficinas “Grafismo” (com Karol Vinuto), “Construindo paraquedas coloridos” (com romã) e “CorpoMalabarístico” (com Rafaely Santos). O MIS ainda sedia os espetáculos “Histórias Cantadas” (com Grupo Encantos) e “O Barquinho e o seu pescador”, com Evan Teixeira.
Mais informações: Ascom Secult Ceará
Washington Feitosa (Coordenador) — (85) 99758-6096
Thais Martins (Coordenadora) — (85) 99449-4880
Antonio Laudenir — (85) 99194-6461
Paula Candice — (85) 98848-4987
Pâmela Freire — (85) 98238-8421
Fonte: Governo do Estado do Ceará